Professores realizam atividades com jornal impresso

  • 15/01/2019 07:00
  • O Imparcial na Escola

EM Professor José Carlos João

No início do ano letivo de 2018, os professores foram orientados pela equipe gestora sobre o trabalho com o jornal em sala de aula, este é um dos projetos que já faz parte do PPP da unidade escolar, e nos momentos de planejamentos são proporcionados aos professores orientação para organizar as atividades que serão desenvolvidas com os alunos durante o ano letivo. Na escola há uma rotatividade grande de professores todos os anos devida a quantidade de professores que estão afastados para assumirem outros cargos como: orientadores pedagógicos, vice-diretores e professor comunitário, diante deste contexto se faz necessário a orientação para estes professores novos que assumem as salas.

 

Projeto

O Projeto Socioeducativo O Imparcial na Escola que vem sido desenvolvido na unidade escolar desde 2011. Este trabalho iniciou-se através de estudos de metodologias e estratégias do trabalho com jornal em sala de aula, que obteve avanços significativos a iniciativa.  Sendo assim, os professores com a orientação da orientadora pedagógica organizaram as atividades de acordo com os níveis das fases da escrita e os conteúdos das série/ano. Os professores organizam atividades com os exemplares do Jornal Imparcial para a sala de aula e trabalham com os alunos as partes do jornal e os tipos de textos que aparecem (notícias, reportagens, classificados, anúncios, receitas, etc.). Os alunos exploram todas as partes que compõem os jornais.

 

Interesse

Também escolhem reportagem interessante ou que despertam sua atenção para trabalhar. Após o desenvolvimento das atividades planejadas, os professores compartilham seus trabalhos e experiências adquiridas com os demais professores nos momentos de HTPCs. O trabalho com este projeto na escola vem contribuindo muito para a ampliação dos conhecimentos de nossos alunos. Eles gostam muito e demonstram interesse durante todas as etapas do trabalho. Em alguns momentos utilizam o jornal como fonte de pesquisa para trabalhos em outras disciplinas, aproveitando algumas reportagens para complementar os conteúdos.

 

Produção

Ainda, usam o jornal para realizar rodas de leitura e produções de cartas de leitor, onde os alunos expressam suas opiniões sobre as reportagens lidas, este trabalho é desenvolvido com os alunos dos 4º e 5º anos no segundo semestre. Há também um horário destinado à leitura diária e além de livros de literatura, crônicas e fábulas, acrescentam o jornal para enriquecer o trabalho e promover diversidade textual e gosto pela leitura. Além disso, organizam na grade curricular uma aula por semana na biblioteca destinada à leitura e empréstimos de livros, neste momento os alunos têm a opção de realizar a leitura do jornal e empréstimo do mesmo.

 

Recreio Dirigido

Neste ano também demos continuidades com o Projeto Recreio Dirigido que é uma organização diferenciada em nosso intervalo. No recreio os alunos participam de várias atividades, entre elas, brincadeiras e cantinho de leitura. Criam um local destinado à leitura de livros e jornais: os alunos aproveitam este momento para ler. No pátio da escola e na biblioteca os jornais ficam a disposição dos funcionários e famílias para a leitura e até mesmo empréstimo.

 

Comunicação

Tem percebido a importância deste meio de comunicação dentro da nossa escola e avaliamos o Projeto Jornal na Escola como um meio de comunicação que vem contribuindo muito para a ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento de nossos alunos, pois além de termos as informações da atualidade ao nosso alcance, conseguimos também enriquecer as aulas, os nossos projetos e a vida da comunidade escolar, ampliando a cultura e enriquecendo os conhecimentos de nossos alunos e comunidade escolar.

 

Alunos do 5º ano realizando atividade de leitura e reflexão

 

 

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O Imparcial na Escola

O Imparcial na Escola é um programa socioeducativo, idealizado por esta folha, de responsabilidade social, com objetivos múltiplos dentro do campo da educação, com fomentos à leitura, à escrita, à criticidade, entre outros, aplicando o conteúdo deste diário em sala de aula de forma multidisciplinar e tratando de temas transversais: ética, cidadania, direitos e deveres.

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