Professores anunciam greve para terça-feira

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 16/02/2018
Horário 11:49
Marcos Fiorentino, Assembleia foi realizada no final da manhã de ontem, em Regente
Marcos Fiorentino, Assembleia foi realizada no final da manhã de ontem, em Regente

Em assembleia realizada no final da manhã de ontem, professores das creches municipais de Regente Feijó deliberaram greve para a próxima terça-feira. A categoria decidiu pela paralisação após a Prefeitura não realizar o pagamento do piso salarial nacional referente ao ano de 2018. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade, Valdemir Alves da Silva, o movimento contará com a adesão de sete unidades de ensino infantil e cerca de 45 professores, além de afetar o atendimento a aproximadamente 250 crianças.

Apesar disso, o representante explica que, conforme recomenda a legislação, 30% dos serviços serão mantidos em operação. O sindicalista afirma que os professores estão abertos ao diálogo, mas caso as negociações não ocorram até o início da próxima semana, a paralisação segue confirmada.

Segundo Valdemir, a reivindicação dos servidores já vêm de longa data, uma vez que o não recebimento do piso nacional já é um “problema antigo” na cidade. Ele explica que os professores de creche trabalham 40 horas semanais, portanto, estão amparados por um lei federal que regulamenta o valor do salário e determina que este deve ser pago a partir de 1º de janeiro. O representa expõe que, em 2013, a municipalidade não pagou, bem como em 2014. Naquele ano, a revolta dos docentes levou a Prefeitura a iniciar o pagamento a partir de abril. Em 2015, não houve problemas. Já em 2016, a regularização começou a partir de março. Mesmo com movimentos e reuniões junto à Prefeitura, o valor não foi pago no ano passado, afirma. Este ano, por sua vez, trouxe a notícia de que “Prefeitura não implantaria o piso porque a folha de pagamento está acima do índice permitido”.

A reportagem tentou um posicionamento da administração junto ao prefeito Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB), no entanto, o mesmo não atendeu às ligações nem respondeu às mensagens até o fechamento desta edição. Procurada, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que teria uma resposta na manhã de hoje.

Publicidade

Veja também