Procura por produtos orgânicos aumenta até 50%

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 18/02/2018
Horário 23:27
Marcio Oliveira, Busca pelo mercado orgânico, como de frutas, cresceu ao longo dos anos no comércio
Marcio Oliveira, Busca pelo mercado orgânico, como de frutas, cresceu ao longo dos anos no comércio

A busca dos consumidores por produtos naturais e livres de agrotóxicos fomentou a venda de orgânicos ao longo dos últimos anos. Os comerciantes apontam que esse crescimento varia de 20% a 50%, sendo motivado pela preocupação com a saúde e uma alimentação saudável. Além disso, a facilidade de adquirir estes itens nos mercados ou lojas especializadas favoreceu o cenário, segundo a nutricionista Patrícia Zacharias, de Presidente Prudente.

Patrícia explica que os produtos orgânicos são alimentos que não receberam agrotóxicos na produção. Desta forma, se tornam mais naturais e benéficos à saúde. Assim, sem a química, os orgânicos possuem 40% a mais de antioxidante, um nutriente que evita o câncer, o envelhecimento da pele e do organismo. Dentre os diversos no mercado, ela aponta que as frutas e verduras são as mais buscadas. “Antioxidante aumenta o sistema imunológico, ou seja, previne gripes, coriza e tosse, o que c, consequentemente, dispensa os custos com medicamentos, por exemplo. Assim, se a pessoa tiver condições, compensa investir, pois os benefícios são maiores”, complementa.  

Com a eliminação dos agrotóxicos, a nutricionista completa que estes alimentos evitam as crises alérgicas ou respiratórias, distúrbios hormonais e problemas neurológicos. Além disso, acrescenta que o sabor característico do alimento fica mais acentuado. “As pessoas têm procurado mais, porque o acesso é mais fácil. Agora, em quase todos os supermercados e bancas têm orgânicos, até em lojas especializadas. As verduras e frutas são os mais fáceis de encontrar, mas está aumentando o leque de alimentos sem agrotóxico”, afirma.

 

Mercado

Na linha de orgânicos do Super Muffato são comercializados frutas, verduras e legumes, segundo o gerente comercial Adilson Corrêa, o que abrange 8% do setor de hortifrútis. Ele pontua que esta área vem crescendo ao longo dos anos e a loja reservou um espaço refrigerado exclusivo aos produtos. “Cada vez mais os consumidores preferem os orgânicos, cujo crescimento nas vendas aumenta em 50% de um ano para o outro”, informa.

A majoração na comercialização na Sinal Verde, entre os anos, foi de 20% a 30%, conforme informado pelo proprietário Wellington Soares, que acredita ser devido à conscientização das pessoas sobre os danos do agrotóxico. Além disso, ele relata que produz os alimentos comercializados e estes precisam de uma mão de obra especializada, sendo tratada desde a muda até a colheita. Explica ainda que, quanto mais nutrida estiver a planta, mais forte fica e resistente às pragas. “Acredito que as pessoas estão vendo os benefícios para a saúde, buscando melhorar a qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos, temendo ser acometidas por alguma doença”, opina.

A opinião é compartilhada pelo proprietário da Alecrim do Campo,  Eduardo Souza Cordeiro, que destaca que o setor de hortifrútis e os de grãos são os mais requisitados, haja vista que se tratam da alimentação do dia a dia. Nesse sentido, nota que houve um aumento de 20% na procura pelos produtos. “Eles têm mais nutrientes, o sabor é mais acentuado, sem contar a questão da saúde, já que desde o seu plantio não vai nenhum produto químico”, conclui.

 

Publicidade

Veja também