Procura pela vacina antirrábica segue baixa

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 12/08/2017
Horário 12:29

A Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos chega a sua segunda semana em Presidente Prudente. Em 10 dias de campanha, contados de 31 de julho a 10 de agosto, o total de 8.966 animais foram vacinados. No entanto, a procura ainda segue com uma baixa de mais de 5% na quantidade de vacinas aplicadas em relação ao ano passado, quando foram imunizados 9.472 pets.

Apesar do número baixo, o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), veterinário Célio Nereu Soares, considera o balanço favorável, se levar em consideração que nos três primeiros dias de campanha foi registrado uma baixa de 35% nos atendimentos.

Para reverter ainda mais essa situação, o coordenador declara que durante todos os sábados, até o dia 31 de agosto, das 9h às 16h, irão ocorrer plantões de vacinação na sede do CCZ, além dos pontos volantes. “Fizemos isso para facilitar aqueles que não estavam em casa quando o ponto passou pelo bairro ou aqueles que trabalham durante a semana”, declara.

Além da vacinação, os agentes dos postos volantes também estão aproveitando para realizar coletas de amostragens de sangue dos animais, para posterior exame de leishmaniose, tendo em vista que nos oito primeiros meses de 2017, foram registrados 188 animais afetados pela doença, um número que já superou o total do ano passado inteiro, que teve 185 casos.

A respeito disso, o coordenador do CCZ diz que a quantidade superior já era esperada, pois a queda seguida de aumento é frequente nos balanços desde 2010. Acrescenta que, se comparar com as cidades da região, o número ainda pode ser considerado favorável, pois somando o número de cachorros infectados em sete anos, quando começaram a surgir os casos de leishmaniose em Prudente, totalizam 730, e “tem cidades menores que a nossa que atingem esse valor em um ano”.  Para isso, o coordenador diz que o órgão está promovendo orientações para a população, mas todos devem contribuir mantendo os terrenos limpos e examinando os animais frequentemente.

 

Programação

A campanha segue hoje com os postos volantes no Parque Alvorada e no Jardim Planalto, instalados no Centro Comunitário da Rua Antonio Espigarolli e na Igreja do Jardim Santana, na Rua Mendes de Moraes, das 9h às 16h. Amanhã, os trabalhos terão uma pausa e retornarão na segunda-feira, no Jardim Itapura I, na área de lazer da Rua Carlos Gartantini, e na Igreja São Pedro, situada na Rua João Abuchala, na Vila Brasil, com o mesmo horário de funcionamento.

Na terça-feira, a vacinação ocorrerá em três horários, sendo das 9h às 16h, nas Vilas Luso e Paulo Roberto, instaladas na Fatec (Faculdade de Tecnologia) e na Escola Emilio Becker; das 9h às 12h, no ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Bela Vista; e, por fim, das 13h às 16h no Brasil Novo, na Rua Pedro M. Ceresini.

No dia seguinte, quarta-feira, os atendimentos ocorrem nas praças da Vila Iti e Jardim Leonor, bem como no terminal urbano da Avenida Tancredo Neves, das 9h às 12h. No mesmo dia haverá ponto volante na Praça da República da Vila Nova Prudente, Praça do Popó Lanches, no Jardim Bongiovani e no Jardim Alto da Boa Vista.

Na quinta-feira, as vacinas serão aplicadas das 9h às 16h, na Vila Formosa e no Jardim Esplanada. Por fim, fechando a semana, na sexta-feira, o Maré Mansa e o Ana Jacinta serão contemplados, no mesmo horário.

Publicidade

Veja também