Processo de beatificação está em andamento

Causa foi aberta em 2002, pela Pastoral Nipo-brasileira, e lava o nome de Monsenhor Nakamura até Roma, na Itália; ideia é que seja reconhecido o ‘santo’ que passou por Álvares Machado

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 10/11/2019
Horário 08:20
Cedida/ padre Jurandir Severino de Lima: Reunião mais recente sobre o caso foi em PP, em setembro
Cedida/ padre Jurandir Severino de Lima: Reunião mais recente sobre o caso foi em PP, em setembro

Em agosto de 2002 teve início um processo, que não é simples e demanda tempo, e que segue até hoje com a intenção de beatificar o Monsenhor Domingos Chōhachi Nakamura, conhecido como Monsenhor Nakamura, que desempenhou importante papel religioso na cidade de Álvares Machado, região e demais Estados. Recentemente, inclusive, na primeira semana de setembro deste ano, ocorreu uma reunião para tratar do processo, quando foram reunidos os representantes do Tribunal Diocesano, o bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, e representantes da Panib (Pastoral Nipo-brasileira), autora da causa. “Para acelerar o processo de beatificação, a causa precisa de acompanhamento em Roma. Por isso, nesta reunião, foi nomeado um novo postulador e seus auxiliares, residentes na capital da Itália”, comentou o pároco da Paróquia São José, padre Jurandir Severino de Lima, de Álvares Machado.

Monsenhor Domingos Chōhachi Nakamura, conhecido como Monsenhor Nakamura, nasceu em 2 de agosto de 1856 e faleceu em 14 de março de 1940 com fama de santidade. Conforme os registros do pároco de Machado, ele foi um missionário e sacerdote católico, proveniente da Diocese de Nagasaki, no Japão, nascido na província de Nagasaki. No outro continente, exerceu a atividade pastoral como sacerdote diocesano durante 26 anos, antes de embarcar rumo ao Brasil, em 1923, para trabalhar junto à comunidade japonesa, sendo o primeiro missionário japonês a atuar fora do país.

“Sou secretário do Tribunal de Beatificação Diocesano e tive a oportunidade de ouvir as testemunhas que conviveram com o Monsenhor Nakamura. Nos relatos, percebi grandes virtudes em sua vida e uma delas era o desprendimento”, comenta padre Jurandir. Ele lembra ainda que as pessoas que o conheceram relataram que o homem se vestia com roupas de sacerdotes - batina, mas com simplicidade, pois as usava até que ficassem “surradas”. “Era despojado e simples. Andava apenas com duas malas. Uma com suas roupas e a outra com objetos e alfaias da missa. Era capaz até de colaborar com o trabalho agrícola por onde passava”.

Até hoje a memória do Monsenhor Nakamura está presente na vida da comunidade, principalmente de Álvares Machado, entre os japoneses, que se reúnem periodicamente para recordar o exemplo que os foi deixado. “Rezo para que a Igreja o reconheça como um santo que passou em nossas terras, num período de muita pobreza e dificuldades”, expõe o sacerdote.

 

PROCESSO LONGO,

PORÉM NECESSÁRIO

O histórico do processo de beatificação envolve o início da ação, em agosto de 2002, e outros fatos importantes, como: parecer favorável, em 2006, exumação do corpo do Monsenhor, em 2010, e o envio do processo para Roma, em 2016 (veja o box). Além destes, há ainda alguns passos que devem ser tomados daqui para frente, e que constam em outra lista, como a comprovação de ocorrência de um milagre autêntico, análise esta que possui três etapas: a primeira com a comissão de nove médicos peritos; a segunda com a Comissão de Cardeais, Arcebispos e Bispos membros do Dicastério; e a terceira, quando o Papa emite o Decreto Pontifício declarando o reconhecimento do milagre e que o candidato seja reconhecido como “Beato”.

“É um caminho complexo e demorado até um religioso ser considerado ‘santo’ pela Igreja Católica. Normalmente, o postulante se torna um ‘servo de Deus’, com a abertura de um procedimento e, se ele apresentar as virtudes necessárias, é proclamado ‘venerável’”, informa padre Jurandir. Caso se prove um milagre por sua graça, ai sim ele é beatificado. A canonização acontece com a comprovação de um segundo milagre.

 

 

BOX

 

HISTÓRICO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

 

- 12/08/2002

Nomeação de Postulador da Causa de Beatificação do Monsenhor Nakamura

 

- 13/08/2002

Consulta aos Bispos da Província de Botucatu (SP) sobre a Causa de Beatificação do Monsenhor Domingos Nakamura

 

- 6/09/2002

Pedido do Bispo Diocesano, Dom José Maria Libório Camino Saracho, para que a Causa de Beatificação do Monsenhor seja aceita pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma

 

- 22/11/2006

Congregação para as Causas dos Santos dá o Nihil Obstate, ou seja, “Nada contra”, que é um parecer favorável

 

- 15/03/2009

Decreto de Introdução da Causa e criação do Tribunal na Diocese de Presidente Prudente, pelo bispo Dom José Maria

 

- 10/12/2010

Exumação do Corpo do Monsenhor Nakamura

 

- 26/03/2015

Término das Entrevistasde pessoas que conheceram Monsenhor Nakamura

 

- entre 2015e 2016

Outras Pesquisas sobre a vida do Monsenhor Nakamura

 

- 25/05/2016

Término do Processo Diocesano

 

- 20/06/2016

Envio para Roma para a Congregação das Causas dos Santos

 

- Última reunião que tratou da Beatificação de Monsenhor Nakamura, em 02 de setembro de 2019, na Cúria Diocesana, com representantes da Panib, representantes do tribunal diocesano e o Bispo Diocesano.

 

 

 

 

 


 

 

Publicidade

Veja também