Prestes a lançar seu 1º CD solo, Bruno Sanches é finalista do prêmio Mimo

O violeiro é um dos oito selecionados e depende do voto online para ficar entre os quatro ganhadores que se apresentarão no festival

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 06/09/2018
Horário 04:00
Marcio Oliveira - Violeiro Bruno é o único representante da região participando da Mostra Internacional de Música de Olinda
Marcio Oliveira - Violeiro Bruno é o único representante da região participando da Mostra Internacional de Música de Olinda

Bruno Sanches, o violeiro de Regente Feijó (SP) que recentemente foi noticiado por esse diário como um dos representantes da região do CD “Violas Paulistas”, agora embarca em mais uma aventura para elevar o nome dos violeiros regionais. O músico é um dos oito brasileiros finalistas do prêmio Mimo (Mostra Internacional de Música de Olinda). Ele que está prestes a lançar seu primeiro disco solo “Do Barroco às Barrancas do Rio”, depende do voto online popular para ficar entre os quatro ganhadores que se apresentarão no festival que, conforme ele é considerado o maior evento de música instrumental do país.

O Mimo surgiu em 2004 nas igrejas de Olinda (PE) e traz concertos de grandes artistas com uma programação paralela de cinema relacionado à música. Hoje o festival engloba cidades como Recife (PE), João Pessoa (PB), Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Paraty (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Fora do país já realizou sua primeira edição internacional em 2016 em Portugal.

Segundo o violeiro Bruno que quando se inscreveu não esperava ser selecionado, as votações podem ser realizadas até dia 13 de setembro. “São duas fases, a primeira eu tive que enviar um vídeo tocando e um link de áudio com alguma música, enviei de todas as 12 músicas do meu CD. Quando eu soube que havia sido um dos selecionados foi uma surpresa para mim, até porque é muito concorrido e foi a primeira vez que me inscrevi”, explica o violeiro.  

Importância do Mimo

Os quatro mais votados nesta fase ganharão o prêmio de se apresentarem ao lado de músicos consagrados no palco do Mimo. Bruno conta que conheceu o Mimo assim que começou a se envolver no meio musical. “Existe há 15 anos e todo mundo sabe que é um dos palcos mais importantes da música instrumental”, frisa.

Sobre a importância do festival para sua carreira, o músico adianta que certamente será um divisor de águas. Além disso, conforme o mesmo, só de ser um dos finalistas já é algo muito significativo. “É uma visibilidade muito legal para o cenário musical, se eu conseguir ser um dos quatro ganhadores sei que não terei nem palavras para mensurar o que isso significará [risos]”, pontua.

Entretanto, caso chegue lá, Bruno já tem tudo esquematizado para a apresentação. De acordo com ele, irá tocar o novo CD na íntegra e contará causos e histórias entre as faixas “como um bom e velho violeiro”, salienta.

Bruno diz: Meu trabalho é muito legal, me divirto, eu amo palco, amo pesquisar sobre música”

Origem violeira

Bruno Sanches é nascido em Presidente Prudente e criado no município de Regente Feijó (SP). Começou a estudar violão quando tinha 11 anos e aos 15 decidiu que seria mais que um hobby. Concluiu curso técnico de instrumentista aos 17 anos na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes. E aos 19 ingressou em Licenciatura de Música na USP (Universidade São Paulo).

Quando tudo parecia certo, Bruno encontrou no meio do caminho algo que mudou seu percurso. A paixão a primeira vista pela viola caipira. Segundo o músico, em outra entrevista para este diário, o instrumento hoje mora em seu coração. “Fui capturado, não foi pensado, depois que toquei pela primeira vez nunca mais larguei”, revela.

Hoje é mestrando em Etonomusicologia também na USP e destaca que sua vida profissional é totalmente voltada à música. “Costumo dizer que meu trabalho é muito legal, me divirto, eu amo palco, amo pesquisar sobre música”, acentua. 

Ao ser questionado sobre o que a música significa em sua vida, a resposta foi direta. “Foi o que me transformou em quem sou e a forma como me relaciono com o mundo. É quase que uma devoção. É um constante aprendizado e os planos em curto prazo é conquistar o título de mestre para aperfeiçoar meus conhecimentos”, salienta.

Serviço

As cotações para ajudar Bruno a se tornar um dos quatro ganhadores podem ser realizadas online até o dia 13 de setembro. O site é: https://mimofestival.com/brasil/selecionados-pmi/9109/

“Foi o que me transformou em quem sou e a forma como me relaciono com o mundo. É quase que uma devoção. É um constante aprendizado e os planos em curto prazo é conquistar o título de mestre para aperfeiçoar meus conhecimentos”

Bruno Sanches

violeiro e músico 

 

Publicidade

Veja também