Presos iniciam pintura em escolas de Presidente Bernardes

Restauração é executada por reeducandos do regime semiaberto que cumprem pena na Penitenciária “Silvio Yoshihika Hinohara” de Bernardes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 10/01/2020
Horário 16:24
Croesp - Desde hoje, escola Xiloiasso Inague passa a receber nova pintura
Croesp - Desde hoje, escola Xiloiasso Inague passa a receber nova pintura

Janeiro é sinônimo de renovação, especialmente para a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Xiloiasso Inague, de Presidente Bernardes. Desde hoje, a escola passa a receber nova pintura, executada por reeducandos do regime semiaberto que cumprem pena na Penitenciária “Silvio Yoshihika Hinohara” de Bernardes. No dia 17, a Emef Sylas Gedeão Coutinho receberá o mesmo benefício.  

O projeto envolverá 35 escolas em 18 municípios de todo o Estado, por meio de parceria entre a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e prefeituras. Os reeducandos estão sendo capacitados em pintura por meio do Programa Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo oferecer mão de obra na área da construção civil (pintores).  

 

Etapas

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aula teórica e 75 horas de prática. Além de recuperar prédios públicos e contribuir para melhores condições de ensino, o programa ainda permite que os apenados saiam com uma qualificação profissional, cumprindo com a missão da SAP de promover reintegração social de reeducandos e egressos.

Em 2019, o Via Rápida realizou a pintura de 459 prédios públicos. Além de escolas, a prioridade do programa, também foram pintados hospitais, delegacias, asilos, centros comunitários, entre outros. Neste mesmo período, foram capacitados 12.200 reeducandos do sistema prisional de São Paulo.

Publicidade

Veja também