Presidente Prudente em sua meia idade (Ptolomeu)

O Imparcial há 50 anos

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 15/09/2019
Horário 06:10

(Síntese) Só duvida quem nasceu e vive onde há vestígios de atividade humana dos mais recuados séculos. Quem aqui chegou, viu e acompanhou passo a passo o desenrolar dos acontecimentos interligados ao nosso fabuloso progresso, é que pode concordar com o absurdo, e o absurdo é uma cidade de cem mil almas, opulenta, catalítica, construída em cinquenta anos. (...)

Uma fotografia de 1921

É sem dúvida um flagrante histórico de Presidente Prudente. Ele registrou a chegada da primeira composição de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana, a 14 de outubro de 1921.

Miguel João Ferreira Quadros

Instalada a XIV Convenção das Associações Comerciais do Estado

(Síntese) O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Sr. Daniel Machado de Campos, abriu ontem, no Teatro Municipal, a XIV Convenção das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. (...) A palestra de abertura esteve a cardo do Sr. Miguel João Ferreira Quadros (foto), superintendente da Secretaria da Receita Federal. (...)

Josué Toledo de Godoy

Aliança Francesa inaugura nova sede

(Síntese) Dentre os festejos da Semana de Presidente Prudente, teve lugar ontem, às 15h, a inauguração oficial da nova sede da Aliança Francesa, com a presença de autoridades assim como a exposição “Paris-Cidade Luz”. (...) Na mesa principal, o presidente Dr. Josué Toledo de Godoy (foto), o prefeito Antonio Sandoval Netto. (...)

Mulher no volante de taxi começa a trabalhar hoje

(Síntese) Não estranhe o leitor se por acaso for tomar um taxi na Rua Dr. José Foz, em frente ao Fenix, e ali encontrar uma mulher no volante. É a primeira motorista profissional de Presidente Prudente que começa trabalhando hoje. (...) A motorista é a Sra. Maria de Lourdes Correia da Silva, perfeitamente habilitada para o mistér. (...)

DIRA de Presidente Prudente, primeira em algodão

Terminada a entra de algodão em caroço nas usinas, verifica-se que a DIRA de Presidente Prudente acha-se em primeiro lugar no Estado. Possui 33 usinas de beneficiamento com uma entrada de 233.855.347 quilos de algodão em caroço. A primeira usina em recebimento de algodão foi a Estamparia de Rancharia, com 23.700.665 quilos, em 2º a Cooperativa Agrícola de Cotia, com 11.711. e em 3º a Mac Fadden de Rancharia, com 10.900.198.

Osório de Souza Santos

A Caixa libera empréstimo ao município de Pirapozinho

Acaba de regressar de regressar da Capital do Estado o Sr. Osório de Souza Santos (foto), prefeito de Pirapozinho. O objetivo principal desta viagem foi conseguir a liberação do empréstimo de NCR$219.800,00, na Caixa Econômica do Estado de São Paulo. (...)

Martinópolis lança foguete

(Síntese) Quem, como nós, foi domingo pela manhã ao aeroporto municipal para presenciar o teste do ASAM II, só pode bater palmas e incentivar o trabalho e devoção desse martinopolitano. (...) Pelos testes que vimos no domingo passado, acreditamos no sucesso do lançamento de hoje, para gaudio de Roberto Tomazine, Rubens de Oliveira Patrício, Ubiratan Lopes Pacini e Demerval Benedito de Carvalho, diretos colaboradores e Roberto Suehiro. (...)

Baixados ontem novos Atos Institucionais: Pena de morte e transferência de eleições

(Síntese) Os ministros militares no exercício temporário da presidência da República baixaram ontem, na presença do ministro Gama e Silva, os Atos Institucionais números 14 e 15. O nº. 14 dá nova redação ao parágrafo 11 do artigo 150 da Constituição Federal mantendo a proibição da pena de morte, prisão perpétua, banimento e confisco de bens, salvo em caso de guerra externa, guerra psicológica adversa e guerra revolucionária subversiva. O Ato 14 mantem ainda o confisco de bens em caso de enriquecimento ilícito. (...)

Sociais

Os Mutantes – Prepara-se o departamento social da Prudentina para a grande noitada do dia 20, um sensacional baile que será abrilhantado pelos Sombras. Como atração da noite foram contratados os Mutantes, famoso conjunto que vem fazendo muito sucesso onde se apresentam.

Bar Shoyama sob nova direção – Encontra-se agora à testa do Bar e Restaurante Shoyama o jovem Ivan Antonio Scorza, que vem imprimindo toda sua capacidade de bem servir a população prudentina e da região, através de um ótimo trabalho. (...)

Esportes

Provas de saltos

Hoje, às 15 horas, a Sociedade Hípica de Presidente realizará em sua sede a prova de saltos denominada “Aniversário da Cidade”. Estão inscritos os seguintes cavaleiros: Luiz Horácio, com Apache; Wilson Goes, com Menino; Adolpho Arruda Campos, com Duque; Tadeu Ciabatari, com Menino. O júri é formado pelo Major Sergio Fernando Ostini, Dr. Carlos Ferreira Neto e Dona Margarida Kunzli.

Ademir da Guia renovou contrato

Finalmente ontem o atleta Ademir da Guia acertou sua situação junto à S.E. Palmeiras, reformando seu contrato com a agremiação esmeraldina por mais uma temporada. (...)

 

Cinema

Cine Presidente

TARZAN E A ESCRAVA, com Lex Barker

Cine João Gomes

FAVOR NÃO INCOMODAR, com Doris Day

Cine Ouro Branco

PERIGO À VISTA, com Agnaldo Rayol

Cinerama

BANDOLERO, com Dean Martin e Rachel Welch

Publicidade

Veja também