Presas produzem e doam peças a hospitais e entidades da região

Materiais foram confeccionados por reeducadas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, durante curso que visa a qualificação das mulheres

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/12/2019
Horário 11:25
AI da SAP: Projeto capacitou 30 reeducandas da ala de regime semiaberto
AI da SAP: Projeto capacitou 30 reeducandas da ala de regime semiaberto

Com espírito natalino, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista presenteou, ao longo do mês de dezembro, várias instituições de saúde da região com durante a 1ª edição do Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas “Polvo do Amor”. Por meio deste projeto, reeducandas do sistema prisional confeccionaram 1.708 peças artesanais, como bonecos de crochê e tricô. As produções são na forma de polvos, toucas infantis nos modelos dos personagens Capitão América e Frozen, turbantes adultos e infantis e tiaras para adultos.

Entre os contemplados destacam-se o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) e a ala de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do Hospital Estadual. Também foram entregues presentes nas redes femininas de combate ao câncer de Tupã e de Adamantina, ala pediátrica da santa casa de Dracena, associações de assistência aos pacientes oncológicos e santas casas de municípios da região.

Em Adamantina, por exemplo, a entrega foi acompanhada pelo juiz Fábio Alexandre Marinelli Sola, titular da 1ª Vara da Comarca local e juiz auxiliar do Departamento de Execuções Criminais da 5ª Região Administrativa; e pela juíza Ruth Duarte Menegatti, diretora do fórum e titular da 3ª Vara de Adamantina.

O projeto

Desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, que realizou a compra dos materiais por meio das penas pecuniárias, o projeto capacitou 30 reeducandas da ala de regime semiaberto durante 120 dias. O curso foi ministrado pela artesã e agente de segurança penitenciária, Denise Aparecida Bussula, com auxílio das agentes Rosineia do Carmo Viudes, Nirley Rosemara da Silva e Vânia Bastos.

No dia 18 de dezembro, às 10h, a penitenciária entregará, no salão do Júri do Fórum de Lucélia, 400 kits de roupa de cama hospitalar, com lençol, sobre lençol e fronha. Os itens serão direcionados à santa casa de Lucélia, Lar Batista de Crianças e Lar dos Velhos de Inúbia Paulista.

Os kits foram confeccionados por 60 reeducandas do regime fechado, em curso de qualificação profissional para operar máquinas de costura e obter noções básicas de empreendedorismo, em parceria com o Poder Judiciário e a Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel.

Publicidade

Veja também