COM ERVAS E CONDIMENTOS

Prepare para a sua ceia. Fica delicioso. Se preferir, prepare com antecedência e congele

  • 19/12/2018 14:57
  • Delícias & Delícias


Lombo de Porco com Frutas

Ingredientes: 150g. de ameixas pretas, 2 maçãs, 1 ½ Kg. de lombo de porco, sal, pimenta-do-reino a gosto, 1 pitada de gengibre em pó, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 xícaras de caldo de carne, 6 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de geleia de ameixa.

 

Preparo: Leve as ameixas ao fogo com água que as cubra. Deixe levantar fervura e desligue. Deixe esfriar. Retire os caroços. Descasque as maçãs, retire a parte das sementes e corte em cubinhos. Abra o lombo como se fosse um livro. Esfregue a parte interna da carne com sal, pimenta e gengibre. Espalhe a maçã e as ameixas sobre a carne e enrole. Amarre com um barbante. Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Derreta a manteiga numa assadeira. Frite a carne até que dourem todos os lados. Despeje o caldo de carne quente por cima. Leve ao forno por umas 2 horas ou até que a carne esteja assada, acrescentando mais caldo conforme se fizer necessário. Retire a carne da assadeira e acrescente o creme de leite e mexa raspando o fundo da assadeira. Junte a geléia e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Retire o barbante e corte a carne em fatias. Sirva com o molho.

 

Dicas

Você pode substituir o gengibre em pó utilizando ½ colher (chá) de gengibre ralado fresco.

Se desejar, poderá também utilizar damasco seco para substituir as ameixas pretas.

 

Saladas . . . sempre deliciosas!

 

Salada com Frutas

 

Ingredientes: 1 maço de alface crespa, 2 tomates sem sementes, 1 cebola roxa picada, 1 maçã picada, 1 pera picada, 2 kiwis picados, 1 colher (sopa) de nozes moídas, ½ caixa de creme de leite, 2 colheres (sopa) de maionese, sal, pimenta-do-reino branca a gosto.

 

Preparo: Corte os tomates, a cebola, a maçã, a pera e misture. Disponha em uma travessa decorada com alface crespa e os kiwis cortados em rodelas.

 

Salada de Manga

 

Ingredientes: 300g. de peito de peru em cubos médios, 300g. de queijo branco em cubos médios, 2 mangas em cubos pequenos, 1 pé de alface americana, sal, 4 colheres (sopa) de maionese light, 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã.

Preparo: Coloque todos os ingredientes picados numa tigela. Tempere com a maionese light, sal e o vinagre de maçã. Decore com a alface americana.

 

Salada Colorida ao Molho Golf

 

Ingredientes: 1 cenoura média, 10 “dedos” de aspargos em conserva, 100g. de vagem, 6 ramos de couve-flor, 8 palitos de kani.

 

Preparo: Descongelar e cortar o kani em pedaços. Cozinhar a vagem, a cenoura e a couve-flor (todos em pedaços). Preparar o molho Golf misturando os ingredientes. Colocar o kani no centro de um prato e em volta os legumes cozidos e os aspargos. Servir com Molho Golf.

 

Molho Golf: 3 colheres (sopa) de maionese, ½ colher (sopa) de catchup, gotas de limão.

 

Salada de Rúcula com Iogurte

 

Ingredientes: 2 xícaras de folhas de rúcula, 1 pé de alface, tomates cereja, cebolinhas em conserva.

 

Temperos: 1 xícara de maionese, 1 xícara de iogurte natural, 1 dente de alho espremido, 1 colher (chá) de mostarda, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada, 2 colheres (sopa) de salsinha verde picada, sal, pimenta-do-reino a gosto.

 

Preparo: Lave as folhas e disponha-as numa saladeira. Misture os ingredientes do tempero e sirva sobre as folhas.

 

 

MAIS SABORES ESPECIAIS...

 

Strogonof de Morango

 

Ingredientes: 1 kg. de morango, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 latas de creme de leite, a mesma medida (da lata) de leite de vaca, 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 copo de requeijão cremoso, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 caixinha de pó para pudim sabor morango.

 

Preparo: Numa panela coloque os morangos, o suco de limão e cubra com o açúcar e leve ao fogo baixo por mais ou menos 5 minutos ou até o açúcar dissolver e virar uma calda rala. Enquanto isso, coloque numa panela alta o leite comum, o creme de leite, o leite condensado e o pó para pudim e o fermento. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Acrescente o requeijão cremoso e continue mexendo para misturar bem, junte os morangos com a calda e deixe ferver. Esta sobremesa pode ser servida quente ou fria. Se preferir, sirva com suspiro.

 

Mousse de Coco com Molho de Maracujá

 

Ingredientes: 200ml. de leite de coco, 3 xícaras (chá) de leite de vaca, 5 colheres (sopa) de maisena, 4 claras, 6 colheres (sopa) de açúcar.

 

Preparo: Misture o leite com o leite de coco e a maisena. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Bata as claras em neve firme. Junte o açúcar aos poucos, batendo até obter um suspiro firme. Misture delicadamente com o creme de coco. Coloque numa forma de buraco no meio de 20cm. de diâmetro molhada com água fria. Leve à geladeira até que fique firme. Desenforme e sirva com o molho.

 

Ingredientes para o Molho: 2  xícaras (chá) de suco de maracujá concentrado, 2 xícaras (chá) de água, açúcar a gosto, 4 colheres (sopa) de maisena.

 

Preparo do Molho: Misture muito bem todos os ingredientes. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

 

NUTRIÇÃO

 

Frutas Oleaginosas

 

São ricas em gorduras, mas a sua maioria de gorduras insaturadas  que podem ajudar a controlar as taxas de LDL-colesterol, o conhecido “mau colesterol”. Estudos comprovaram as propriedades antioxidantes das amêndoas e outras castanhas, ajudando a remover os radicais livres que atacam as células.

Conheça um pouco sobre elas:

 

Amêndoas: ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura insaturada. Associada a uma dieta saudável, pode diminuir os níveis de colesterol “ruim” ou LDL, e ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Calorias por 100g. – 589kcal. 78% de gorduras sendo 64% de monoinsaturadas. Menos de 10% de saturada.

 

Castanha de Caju: rica em vitamina E, B1,cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura insaturada (poli e mono). Associada a uma dieta saudável, pode diminuir os níveis de colesterol “ruim”, ou o LDL, e ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Calorias por 100g. – 589kcal. 78% de gorduras sendo 64% de monoinsaturadas. Menos de 10% de saturada.

 

Castanha do Pará: rica em selênio e vit. E, antioxidanes que anulam os danos causados pelos radicais livres, que destroem as células e com o tempo são responsáveis pelo aparecimento de doenças cardiovasculares e câncer. Segundo alguns estudos, o consumo de uma castanha-do-Pará por dia é capaz de suprir a necessidade diária de selênio, melhorando o sistema imunológico. Calorias por 100g. – 656kcal. 90% de gorduras sendo 35% de monoinsaturadas. É a que tem maior saturação: 25%.

 

Nozes: Alguns estudos sugerem que o conteúdo nutricional das nozes, inclui quantidades elevadas de vitamina E, magnésio, potássio e gorduras insaturadas. Alguns tipos de nozes têm doses altas de ácido alfa-linolênico, uma classe de ácidos graxos que podem prevenir batimentos cardíacos anormais e tem demonstrado minimizar o risco de morte súbita cardíaca entre pessoas que já sofreram um ataque cardíaco. Além disso, são ricas em magnésio, mineral que reforça a ação antioxidante da vitamina E. Calorias por 100g. – 651kcal. Cada unidade tem cerca de 5g. e 35kcal.

Contudo, não se pode simplesmente pensar nos benefícios nutricionais, mas esses alimentos devem ser incorporados à dieta em quantidades pequenas quando o assunto é perda de peso, visto seu alto valor calórico.

 

ÚLTIMAS DO AUTOR

Carnes Nobres

  • 15/05/2019 07:30

SABOR DO PARAÍSO

  • 08/05/2019 09:50
Delícias & Delícias

Delícias & Delícias

Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

PUBLICIDADE