PREPARAÇÃO DO AZULÃO SEGUE INTENSA PARA COPA SÃO PAULO

CONTAGEM REGRESSIVA Trabalho físico, técnico e psicológico fazem parte do conjunto preparatório do Osvaldo Cruz para Copinha

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 29/12/2017
Horário 12:53
Cedida/Luciano Baiano, Equipe sub-20 se prepara para a estreia na Copinha, dia 4 de janeiro, contra o Ricanato, no Estádio Brenão
Cedida/Luciano Baiano, Equipe sub-20 se prepara para a estreia na Copinha, dia 4 de janeiro, contra o Ricanato, no Estádio Brenão

Faltam apenas seis dias para o Osvaldo Cruz estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, e a preparação segue forte para que nada dê errado nestes últimos dias de trabalho. Nesta reta final, o conjunto entre o preparador físico, setor de fisiologia do exercício e comissão técnica, ganham ainda mais força, no sentido de auxiliar nos próximos treinos que antecedem o primeiro jogo do torneio de base.

A reavaliação de cada atleta já aconteceu. O trabalho foi feito para obter dados relacionados a medidas e percentuais. Os números atuais servirão para comparar com os números do início da preparação, com o objetivo de apontar a evolução de cada atleta, ou aqueles que não corresponderam as expectativas. “Outro aspecto importante deste trabalho é que, por ser uma competição curta, os atletas precisam já chegar bem condicionados, pois não têm como evoluir no decorrer dela”, explica o preparador físico, José Carlos Barbosa, Zeca.

 

“Meu sistema de jogo está muito voltado para uma marcação alta, sob pressão, então preciso saber quem está em melhores condições”

Luciano Baiano,

treinador do Osvaldo Cruz

 

No que diz respeito ao cuidado com prováveis lesões dos atletas, a comissão realiza trabalhos regenerativos, dentro do aspecto físico. “Como estamos trabalhando com atletas muito jovens, que se equivalem na predisposição, temos que ser diferentes em outras questões, por isso a necessidade da prevenção. Quem sofrer menos com lesões, por estar 100%, tem mais um ponto importante a favor”, explica o preparador.

Além do trabalho físico e tático, para enfrentar a competição de base mais importante do país, o emocional tem que estar 100%. Para isso, o técnico Luciano Baiano se tornou o “psicólogo” dos jovens jogadores. “Os atletas precisam chegar preparados para lidar com a pressão de jogar uma competição tão importante, mas muito rápida, como a Copa São Paulo”, conta o treinador.

Luciano Baiano tem até o dia 2 de janeiro para decidir quais serão os 25 atletas inscritos para a Copinha. Atualmente, o treinador tem à disposição 30 nomes, ou seja, cinco jogadores ficarão de fora da lista. Por isso, a parceria todos os setores se torna ainda mais relevante. “Sempre conversei com o Zeca sobre a importância deste trabalho com ele. Meu sistema de jogo está muito voltado para uma marcação alta, sob pressão, então preciso saber quem está em melhores condições”, relata. O time estreia no dia 4 de janeiro, contra o Ricanato, às 14h, no Estádio Breno Ribeiro do Val, Brenão.

Publicidade

Veja também