Premiado como melhor espetáculo infantil de 2017, “Zepelim” é apresentado no Sesc

Encenado pela Cia. Variante, peça aborda feridas sociais de maneira leve e didática, neste domingo

VARIEDADES - Da Redação

Data 11/05/2018
Horário 19:49
Divulgação: Cenário de "Zepelim" é de objetos feitos com materiais que seriam jogados fora
Divulgação: Cenário de "Zepelim" é de objetos feitos com materiais que seriam jogados fora

As tardes de domingo no Sesc Thermas de Presidente Prudente já estão acostumadas a receber, sempre às 15h, diversos espetáculos infantis de teatro, circo e música, pelo projeto Arte em Cena. Neste fim de semana, o projeto promove uma experiência que promete envolver não só crianças, mas também os adultos, com o espetáculo “Zepelim” (Ou o Outro Balão Que Nunca Existiu). E hoje, pelo projeto Múltiplos Sons, tem o sambista baiano Chico Mendes, a partir das 16h. Todas as atividades são gratuitas.

Considerado como o melhor espetáculo para o público infantil e jovem, em 2017, pelo prêmio Aplauso Brasil de Teatro, com votação feita pelo público, “Zepelim” conta a história de Zezinho, um garoto que vive no lixão com seu melhor e único amigo, o cachorro vira-lata Pelim. É com ele que divide suas brincadeiras, todos seus pertences, suas risadas, sua moradia, sua comida e principalmente seu maior sonho: voar de balão.

Encenado pela Cia. Variante, de São Paulo (SP), a peça expõe uma realidade amarga estampada em uma ficção doce, lúdica e crítica, na qual trata com delicadeza assuntos como preconceito, miséria, trabalho infantil e a indiferença da sociedade perante moradores de rua, “invisíveis” às pessoas. A trama também conscientiza o público sobre a reutilização de materiais descartados no lixo, tudo com muita poesia, músicas, cores, imagens e bonecos.

Segundo espetáculo da companhia paulistana, a encenação é baseada na dramaturgia de Tati Takiyama (atriz e uma das fundadoras da Cia. Variante), criada a partir de um curso de dramaturgia infanto-juvenil, ministrado pelo dramaturgo dinamarquês Jesper Braestrup Karlsen. O cenário da peça é composto por objetos confeccionados com materiais que seriam jogados fora, como papelão e retalhos.

Após o espetáculo, é a vez do projeto Brincando com Arte oferecer às crianças um espaço livre para o desenvolvimento pleno da criatividade por meio de práticas artísticas. A criançada é orientada no sentido de aprimorar e ampliar seus conhecimentos através de técnicas diversas, priorizando o desenvolvimento educativo, humano e sociocultural.

Na oficina “Pintando Com Formas Pré-Definidas” deste domingo, às 16h, os pequenos realizam pinturas por meio do jogo de dados e formas pré-definidas, utilizando monocromia e policromia, tendo como referência a obra do artista visual francês François Morellet (1926 – 2016).

Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc, aberta de terça a sexta, das 8h15 às 19h30, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h30. Para a inscrição, é necessário apresentar documento da criança. As vagas são limitadas.

Ainda no domingo, pela manhã, às 10h, a aula aberta de Danças Circulares convida o público a fazer um resgate à cultura de diversos povos, com rica diversidade de ritmos e sons. Interligadas pelas mãos, pela energia de uma mesma música e de uma coreografia que desperta a cooperação, a alegria e a integralidade, os participantes da dança circular se beneficiam de uma verdadeira terapia em grupo que propicia bem-estar ao corpo e à alma.

 

Música

Acompanhado dos músicos Carlos Moura (violão de 7 cordas), Ailton Reiner (bandolim), Daniel Taurizano (cavaquinho), Ari Santos (flauta), Agustin Arias (pandeiro/vocal e outros), Fábio Bisck (surdo e vocal) e Cleiton Fernando (percussionista geral), o sambista baiano Chico Mendes presta uma homenagem, neste sábado, à indiscutível dama do samba, Dona Ivone Lara, uma das grandes referências e maior inspiração nas composições do artista. O show na Área de Convivência começa às 16h, com entrada livre.

Nascido em Salvador (BA), Francisco Silva Mendes iniciou sua carreira no Rio de Janeiro (RJ), em 1968, cantando em shows de calouros com o Samodesto Trio. No final dos anos 1970, entrou para o grupo ‘Os Cantores de Ébano’, que se notabilizou com a música “Leva Eu Saudade”.

 

Com AI

 

Serviço

 

Múltiplos Sons – Show “Chico Mendes”

Quando: Hoje

Horário: Às 16h

Local: Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Grátis

Classificação indicativa: livre

 

Aula Aberta – Danças Circulares

Com instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc

Quando: Amanhã

Horário: Às 10h

Local: No Bosque do Sesc Thermas

Grátis

Classificação indicativa: livre

 

Arte em Cena – Espetáculo “Zepelim (Ou o Balão Que Nunca Existiu)”

Com a Cia. Variante, de São Paulo (SP)

Quando: Amanhã

Horário: Às 15h

Local: Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Grátis

Classificação indicativa: livre

 

Brincando com Arte – Oficina “Pintando com Formas Pré-Definidas”

Com a arte-educadora Carmo Malacrida, de Presidente Prudente (SP).

Quando: Amanhã

Horário: Às 16h

Local: No Quiosque do Sesc Thermas

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Para a inscrição, é necessário apresentar documento da criança. Vagas limitadas.

Grátis

Classificação indicativa: até 12 anos

 

 

 

Publicidade

Veja também