Prefeitura inaugura usina de beneficiamento de resíduos da construção

Espaço teve investimento de R$ 584,5 mil provenientes do Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/12/2019
Horário 05:33
Isadora Crivelli - Maquinário irá processar os resíduos da construção civil, inicialmente, da Prefeitura
Isadora Crivelli - Maquinário irá processar os resíduos da construção civil, inicialmente, da Prefeitura

Foi inaugurada na manhã de ontem, em Presidente Prudente, a Usina de Beneficiamento de RCC (Resíduos da Construção Civil). A intenção do espaço, que teve investimento de R$ 584.592,82, provenientes do FID (Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos), é a de processar os resíduos da construção civil para que sejam utilizados, por exemplo, na recuperação de estradas rurais. “É uma conquista muito importante, pois o setor da construção é o que mais gera resíduos, algo em torno de 250 toneladas ao dia, e agora daremos uma destinação adequada”, aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues.

A princípio, serão recebidos para processamento os resíduos somente da Prefeitura, mas está em andamento a regulamentação da usina para que ela possa receber de outros geradores tais materiais. “Assim que a segunda etapa entrar em vigor, em curto prazo, conseguiremos diminuir ainda mais a distribuição de resíduos da construção civil em áreas verdes e fundos de vale do município, o que trará um benefício muito grande ao meio ambiente”, comenta Portella.

Exemplos de materiais que passarão por lá são os restos de tijolos e concretos. Não há uma estimativa ainda de quantos serão os funcionários que trabalharão com o local, mas a Prefeitura adiantou que, com a ajuda da máquina de grande capacidade alugada junto ao Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), será possível, “em questão de minutos”, pela eficiência do equipamento, ajudar o meio ambiente.

SERVIÇO

A Usina de Beneficiamento de RCC (Resíduos da Construção Civil) fica às margens da Rodovia Júlio Budisko (SP-501), km 7, em Presidente Prudente. Para informações sobre o processo de regulamentação da usina para que ela possa receber de outros geradores, o telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é 3906-5275.

Publicidade

Veja também