Arquivo - Tanque de guerra ganhou novas cores no fim do ano, mas novo projeto é formulado

Foto: Arquivo - Tanque de guerra ganhou novas cores no fim do ano, mas novo projeto é formulado

Patrimônio

Prefeitura elabora novo projeto para tanque

Sem informar detalhes, Executivo confirma que uma nova intervenção é estudada para ser executada no equipamento de guerra

  • 06/01/2019 04:55
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

A Prefeitura de Presidente Prudente confirmou que um novo projeto é elaborado para ser executado no tanque de guerra exposto no Parque Ecológico da Cidade da Criança, veículo que recebeu novas cores no fim do ano passado e teve a iniciativa reprovada pelo Exército. Segundo o poder público, o novo projeto, que ainda não teve nenhum detalhe divulgado, segue em desenvolvimento por parte do artista Itamar Xavier e da Setur (Secretaria Municipal de Turismo). O Comando Militar do Sudeste diz que ao Executivo se “comprometeu” a submeter o projeto do artista à apreciação do “escalão superior”.

Em nova nota enviada ao O Imparcial, a Prefeitura alega que a intervenção artística executada no fim do ano pelo artista em questão permanece até o dia 10 de janeiro, sendo que após essa data um novo projeto artístico deve ser elaborado para o veículo oficial. A administração, no entanto, não revelou detalhes e também não informou se o veículo deve ganhar as cores originais novamente.

Ao ser contatado, o Comando Militar do Sudeste ressaltou a importância de apresentar o histórico do tanque de guerra, e lembrou sua trajetória informando que a viatura blindada de combate, modelo M41, pertencia ao 20º Regimento de Cavalaria Blindado, localizado em Campo Grande (MS), que por razões de substituição da frota foi doado pela 9ª Região Militar à Prefeitura de Presidente Prudente, em outubro de 2014, com o objetivo de possibilitar a visitação da população a uma viatura utilizada na Guerra da Coreia e na Segunda Guerra Mundial. “Por se tratar de um patrimônio histórico, o normativo interno que regula o assunto determina que o blindado deve ser mantido em suas características originais de modo a garantir sua identidade e propiciar a compreensão autêntica da história pelas gerações futuras, conforme regulamento”.

Ainda conforme o Comando Militar do Sudeste, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) esteve recentemente na sede do comando, de forma que detalhou a intenção do artista em associar a obra em questão ao slogan: “Braço Forte, Mão Amiga”, empregado pelo Exército Brasileiro. O comandante da 2ª Região Militar [general-de-divisão Adalmir Manoel Domingos], por sua vez, argumentou pelo cumprimento das normativas e do teor do Termo de Doação, mas se comprometeu a submeter o projeto do artista à apreciação do Escalão Superior”, finaliza a instituição.

 

Histórico

No dia 21 de dezembro de 2018 este diário noticiou que o Tiro de Guerra de Presidente Prudente desaprovou a revitalização do tanque de guerra exposto na Praça do Exército, dentro do Parque Ecológico da Cidade da Criança. Na ocasião, o chefe de instrução da instituição militar, subtenente José Cláudio dos Santos afirmou que a Prefeitura não recebeu o aval para a pintura multicolorida do artefato bélico, e lembrou que, a princípio, foi procurado pela pasta de Turismo e informado sobre o interesse na restauração, quando solicitou um esboço do trabalho. “[...] utilizaram uma variedade indiscriminada de cores, inclusive o rosa, transformando um patrimônio militar histórico em motivo de chacota”.