Prefeitura de Prudente renova parceria com projeto socioeducativo

Trabalhos de O Imparcial na Escola já atenderam mais de 9 mil estudantes de ensino fundamental, em 30 unidades escolares da cidade

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/06/2018
Horário 09:55
Ananias Pinheiro/Secom - Representantes da Prefeitura e de O Imparcial renovaram ontem acordo de cooperação
Ananias Pinheiro/Secom - Representantes da Prefeitura e de O Imparcial renovaram ontem acordo de cooperação

Na tarde de ontem, foi assinada a renovação do acordo de cooperação, que reafirma por mais dois anos o programa socioeducativo O Imparcial na Escola, que tem parceria entre este diário e a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação). No gabinete do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), no Paço Municipal, esteve presente o diretor administrativo do jornal, Deodato da Silva, o editor-executivo do diário, Leandro Nigre, além de Roseli Soares Furlan, Vânia Kelen Belão Vagula e Paulo Vasconcelos, representando a Seduc. Em 8 anos de atividades, o projeto atendeu aproximadamente 9 mil alunos na cidade, em 30 escolas de nível fundamental, com o intuito de contribuir para a formação crítica das crianças.

Conforme explica a coordenadora pedagógica do projeto, Vânia Kelen Belão Vagula, a cada ano a parceria se consolida “para a formação geral do sujeito como escritor, leitor e também a criticidade do cidadão”. Diante de atividades que possibilitam o desenvolvimento dos estudantes, frisa a importância que o projeto proporciona à vida da criança, “que adquire uma bagagem de conhecimento, conforme aquilo que já aprende em sala de aula”.

A diretora de gestão de ensino fundamental, Roseli Soares Furlan, se diz satisfeita ao observar que as crianças demonstram alegria ao participar do projeto, e com a renovação do convênio por mais um período, afirma que isso trará benefícios aos participantes. Quando inserido em salas de aula, o trabalho educativo permite que, além dos alunos, professores também estejam capacitados para desenvolver atividades pedagógicas, aliadas ao meio jornalístico. Com isso, Roseli acrescenta que “o jornal O Imparcial entra como uma representação muito grande para a escrita, sendo um subsídio para a construção e conhecimento do estudante”.  

Em entrevista à reportagem, o prefeito Nelson Bugalho diz que está “muito feliz com a renovação da parceria”, e reafirma que o projeto estimula a criatividade das crianças prudentinas, uma vez que é executado por profissionais capacitados da área. “Este diário é, sem dúvida nenhuma, o veículo de comunicação mais importante que nós temos aqui na região. Espero que o projeto continue sendo renovado por muitos anos, a fim de beneficiar milhares de crianças em nossa cidade”, afirma.

O Imparcial na Escola

De acordo com o editor-executivo do diário, Leandro Nigre, o projeto existe desde 2010, sendo renovado a cada dois anos. Por meio de um convênio assinado com a Prefeitura de Presidente Prudente, possibilitou que em 2011 O Imparcial na Escola fosse implantado nas instituições de ensino da cidade. Desde a implantação, o trabalho já atendeu mais de 9 mil alunos, em 30 instituições de ensino. Além disso, são distribuídos 300 exemplares diários do jornal, sendo 10 para cada escola.

Por meio de atividades práticas, o trabalho desenvolve ações diferenciadas a cada edição, com o intuito de realizar atividades que chamem a atenção das crianças participantes, sempre com o foco em conteúdos multidisciplinares e temas transversais.

Diante disso, Leandro diz que os alunos aprendem a desenvolver a linguagem crítica, com temas voltados às questões éticas e cidadãs, “que contribuem para a formação do caráter de cada um deles”. Conforme as crianças realizam as atividades, elas são publicadas na coluna infantil uma vez por semana. Charges, tirinhas e reportagens produzidas pelos pequenos, alcançam a visibilidade da sociedade e também dos familiares, que acompanham as etapas de desenvolvimento do projeto em apresentações públicas.

Publicidade

Veja também