Prefeitura de PP pede análise e comprovação de balneabilidade

Cetesb afirma que pendência para a análise das águas foi entregue na tarde de ontem, mas diz que laboratório responsável, em Marília, não dispõe de datas para o serviço

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/02/2018
Horário 13:41
Arquivo, Águas estão fechadas aos banhistas desde o início do ano
Arquivo, Águas estão fechadas aos banhistas desde o início do ano

O Balneário da Amizade, em Presidente Prudente, permanece com as águas fechadas aos banhistas, mas a situação ganhou desdobramento na tarde de ontem. Isso porque, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a Prefeitura apresentou o comprovante de pagamento do pedido de coleta das águas, documento que faltava até então para a análise. Os usuários, no entanto, terão que esperar para usufruir do local, já que o laboratório responsável, em Marília (SP), não dispõe de datas para novos serviços. A administração esclarece que pagou pelo trabalho no dia 9 de fevereiro.

Conforme noticiado por este diário, a decisão de interromper o acesso aos banhistas se deu na segunda semana do ano, quando o poder público suspendeu temporariamente o acesso às águas. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), na época, informou à reportagem que a medida se deu por conta das fortes chuvas, que fizeram com que o solo cedesse e causasse o “rompimento de uma tubulação”. Os reparos, no entanto, foram feitos logo após o incidente.

Com isso, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, esclarece que o local, para uso das águas, permanece fechado, uma vez que a Prefeitura preferiu investigar a “balneabilidade” e comprovar que está ele adequado para uso, uma “medida de precaução” para ele.

Ontem, por meio de nota, a gerente regional da Cetesb, Shahine Paccola, confirmou a entrega do comprovante de pagamento do pedido, que ocorreu na tarde de ontem e não teve o valor divulgado, medida que estava pendente para a realização do serviço. “No momento não há datas disponíveis no laboratório de Marília, portanto, não há previsão para realização da coleta. Após o envio da amostra ao laboratório, demoram aproximadamente 15 dias para retornarem os resultados”, explica.

A Prefeitura, por meio de nota, esclarece que o pagamento foi realizado no dia 9 de fevereiro e que, inclusive, apresentou dois recibos que comprovam o referido ato. “Aguardamos o agendamento por parte da Cetesb para a coleta de amostras e análise da balneabilidade”, finaliza.

Publicidade

Veja também