Prefeitura de Machado realiza coleta de lixo eletrônico amanhã

A expectativa da administração municipal é que a quantidade de equipamentos descartados seja semelhante ao do ano passado, algo em torno de 2 a 3 toneladas

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 16/08/2019
Horário 08:29

A Prefeitura de Álvares Machado, por meio da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza amanhã o mutirão do lixo eletrônico em três pontos de coleta. Na sede do município, o ecoponto será na Rodovia Arthur Boigues Filho, conhecida como Estrada da Amizade, em frente ao posto de combustíveis Portal II, das 9h às 16h. No bairro Parque dos Pinheiros será no ginásio de esportes da Emeif (Escola Municipal de Ensino Infantil) Franco Montoro, e no distrito de Coronel Goulart, na Emeif Vereador José Molina, em ambos os casos, das 8h e 13h. A expectativa da administração é que a quantidade de equipamentos descartados seja semelhante ao do ano passado, algo em torno de 2 a 3 toneladas.

O coordenador de Abastecimento e Produção Vegetal, Fernando de Lacasa Scalon, 37 anos, a importância de uma realização como esta é evitar o acúmulo excessivo de eletroeletrônicos nas casas, além de impedir o descarte incorreto destes produtos que são poluidores, tendo em vista que a maioria deles possui metais pesados em seus componentes. Ele destaca, ainda, que eletrodomésticos como lavadoras de roupas, fogões e geladeiras descartados podem até tornarem-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Fernando enfatiza que a empresa responsável pelo descarte dos eletrônicos coletados irá reciclar e reutilizar 100% dos materiais, dando descarte correto e ecológico. O coordenador ainda destaca que, desde o início da campanha, há 10 anos, a quantidade arrecadada vem diminuindo: na primeira edição foram 17 caçambas e, na última apenas quatro. “Isso, porém, se deve ao fato de que não há mais nas residências lixo eletrônico acumulado, devido ao intenso esforço do município em conscientizar a população”.

Todos da região podem e estão convidados a fazer o descarte de seus equipamentos inutilizados nos pontos de coleta de Machado. Em cada ecoponto estarão presentes voluntários para organizar e orientar a coleta dos materiais.

Podem ser descartados

CPUs

Monitores

Teclados

Mouses

Impressoras

Aparelhos de informática em geral

Televisões

Rádios

DVDs

Videocassetes

Ventiladores

Celulares

Cartuchos e toners de tinta

Pilhas e baterias

Geladeiras

Fogões

Micro-ondas

Máquina de lavar

Tanquinho

Ar-condicionado

Eletrodomésticos em geral

Motores de veículos

Latarias

Placas diversas de sinalização

Luminária pública

Caixas d’água

Fonte: Prefeitura de Machado

Publicidade

Veja também