Prefeitura anuncia reforma de barracão até março

REGIÃO - BEATRIZ DUARTE

Data 22/02/2018
Horário 17:34

Em novembro do ano passado, O Imparcial registrou reclamações feitas por trabalhadores da Prefeitura de Presidente Bernardes, a respeito do barracão em estado precário, utilizado pela administração. Três meses depois, colaboradores que optaram por não serem identificados reafirmam que a reforma do espaço e a construção de refeitório, almoxarifado e banheiros continuam apenas na promessa. Em resposta, a Prefeitura informou estar ciente da situação, que existe há 30 anos, oriunda de outras gestões, e que tem até o mês de março para realizar as reformas no local.

Localizado na Vila Nova, o espaço é utilizado para guardar maquinários utilizados no município, mas também armazena carros e equipamentos em desuso há dez anos, além de realizar manutenções, como a parte elétrica. Segundo informado pelo funcionário para o diário, um dos problemas que mais incomodam é a situação de sujeira que o espaço se encontra, com a presença de animais e principalmente os pombos. “Eles rodeiam o lugar, entram nos barracões, reviram o lixo e ainda deixam fezes por todos os veículos. Além disso, como nós almoçamos aqui, eles mexem nos restos de comida. É uma situação de descaso”, conta.

Outra reclamação do trabalhador é a respeito da estrutura do barracão. Segundo ele, não possuem banheiro adequado, e nem espaço para realizar as refeições, com isso os próprios motoristas precisam improvisar cadeiras, e na maioria das vezes acabam almoçando dentro dos caminhões por falta de opção.  A limpeza dos setores também é de responsabilidade dos funcionários, que pedem por um auxiliar de limpeza. “Tem pessoas que trabalham aqui há mais de dez anos, e a situação sempre foi assim, eles prometem melhorias e nada acontece. Estamos esquecidos”, ressalta.

 

Restruturação

Segundo Jesué Geroto, diretor de Divisão de Obras da Prefeitura, o Tribunal de Contas do Estado já realizou o apontamento de melhorias, e estipulou o prazo até março para a conclusão de reforma. Uma empresa já foi contatada para o processo de licitação. Entre as melhorias, está o fechamento de um espaço aberto do barracão, a implantação de vidros em todas as janelas para eliminar a presença de pombas no local. Questionado sobre a construção de banheiros e refeitórios, ele informou que os espaços já existem, mas que precisam de manutenção.

O responsável ainda informou que existe um projeto para retirar o barracão do bairro Vila Nova, porque é um espaço central destinado para construção de residências, a intenção é levar para uma área afastada. “É um projeto ainda distante, porque a Prefeitura precisaria comprar um terreno e no momento não temos dinheiro, o nosso município é carente, foi avaliado dívidas no valor de R$ 22 milhões”, explica Jesue.

Publicidade

Veja também