Prefeitura anuncia radares em 35 pontos fixos de PP

Número é praticamente o dobro dos dispositivos que a cidade já teve, já que antes da retirada haviam 18 aparelhos fixos distribuídos entre avenidas e semáforos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/06/2019
Horário 04:02
Arquivo - Novos locais serão definidos de acordo com critérios técnicos
Arquivo - Novos locais serão definidos de acordo com critérios técnicos

A Prefeitura de Presidente Prudente deve receber amanhã, por parte da Polícia Militar, um parecer do projeto apresentado por ela durante reunião ontem, que trata da instalação de 35 radares e outras três lombadas eletrônicas na cidade. O número é praticamente o dobro dos dispositivos que a cidade já teve, já que antes da retirada haviam 18 aparelhos fixos distribuídos entre avenidas e semáforos do município, além de outros dez móveis. A devolução do projeto faz parte de uma parceria com a corporação e deverá conter considerações e possíveis alterações por parte dos militares. Se o processo ocorrer conforme previsto, na segunda-feira o Executivo deverá encaminha ao setor de licitações o documento, para que sejam feitas as pontuações jurídicas que determinarão o processo licitatório. “Por ora, sem a devolução do projeto, os pontos de instalação não serão divulgados. Provavelmente, eles serão anunciados até segunda-feira, assim como o investimento”, comenta a Prefeitura.

De acordo com a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), o principal objetivo da medida é o controle do número de acidentes e mortes no trânsito, mas a pasta ressalta que não há ainda uma previsão de quando os dispositivos passarão a operar no município. “Existe todo um processo de estudos e que leva tempo, mas eles foram iniciados assim que o antigo contrato foi encerrado. Desta vez teremos mais pontos de fiscalização eletrônica e, assim como anteriormente, sabemos que os resultados serão positivos e influenciarão no comportamento dos condutores”, informou a pasta.

Sobre os radares, recentemente, durante entrevista exclusiva com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), este diário noticiou que o edital para a licitação já estava sendo finalizado. Na ocasião, conforme o chefe do Executivo, a determinação dada aos envolvidos era de que não houvesse dispositivos móveis. “Teremos apenas aparelhos fixos, no sentido de educar o motorista. Porque estamos presenciando a perda de vidas na cidade. Se a gente tivesse uma fiscalização mais efetiva com os dispositivos, com certeza conseguiríamos reduzir o número de vítimas, não só fatais, mas de pessoas que comprometem sua saúde física também”, informou à época.

Polícia

Ainda segundo Bugalho, os locais seriam definidos de acordo com os critérios técnicos, já que existem pontos que são levados em consideração por parte da Polícia Militar, por causa da quantidade de acidentes já acompanhada. Por falar na corporação, segundo o capitão Washington Hennis da Silva, os dispositivos objetivam diminuir a quantidade de acidentes e, principalmente, de mortes. “Foi um estudo em conjunto e que ajudarão ainda na segurança pública, já que alguns terão a tecnologia que realiza a leitura da placa do veículo”, informou durante entrevista à assessoria da Prefeitura, lembrando que a Polícia, assim, receberá em tempo real um alerta sobre onde circulam no município aqueles automóveis envolvidos em crimes ou furtados.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar no fim da tarde de ontem para saber obter mais informações sobre a avaliação do projeto, e foi informada de que prestaria os esclarecimentos à administração no prazo determinado.

Publicidade

Veja também