PREFEITO PRUDENTINO

PRUDENTE - HOMERO FERREIRA

Data 18/12/2019
Horário 03:19

Bataguassu, o portal do Mato Grosso do Sul na divisa com São Paulo, é um município que apresenta eficiência em gestão. Seu prefeito é o prudentino, da Vila Glória, Pedro Arlei Caravina (PSDB), que cumpre o seu segundo mandato.

EFICIÊNCIA EM GESTÃO

Levantamento do CFA (Conselho Federal de Administração), através do IGM (Índice de Governança Municipal), ao final do primeiro mandato e no ano inicial do segundo, em 2017, apresentou Bataguassu em lugar de honra na eficiência em gestão.

ENTRE 30 DO BRASIL

No ranking de eficiência em gestão pública Bataguassu ficou em 30º lugar no Brasil, dentre 5.570 municípios, e em 1º no Estado do Mato Grosso Sul, que tem 79 municípios, incluindo a capital Campo Grande.

PREPARAÇÃO ANTES

O Plantão foi a Bataguassu saber do prudentino que é prefeito como tem sido possível driblar a crise e administrar com eficiência. Ele contou que o primeiro passo foi se preparar para o cargo, fazendo pós-graduação em gestão pública.

EXPERTISE POLICIAL

Como investigador da polícia civil paulista e delegado sul-mato-grossense, outro ponto importante veio da expertise de agir de acordo com a lei, a começar pelo rigor no controle de gastos, cortando excessos, a exemplo de combustível e horas extras.

CONTROLE DE COMBUSTÍVEL

No início de seu primeiro mandato, Caravina passou a controlar o gasto de combustível, que chegava a R$ 220 mil por mês e caiu para R$ 130 mil, mesmo com uma frota bem maior. Uma redução de 40,9%.  O controle de abastamento é feito por cartão eletrônico.

REDUÇÃO DE COMISSIONADOS

A redução de pessoas em cargos de comissão foi de 44,4%, de 90 para 50; sendo que dos 50 comissionados, mais da metade são servidores que recebem complementação de pagamento. O que fica mais barato que contratar alguém da iniciativa privada.

PONTRO ELETRÔNICO GERAL

Todos que trabalham para a administração municipal, incluindo médicos e secretários, cumprem o horário de trabalho que é controlado por equipamento de ponto digital. O prefeito acompanha os registros dos pontos através dos relatórios de cada mês.

INAUGURAÇÕES RECENTES

Nas recentes comemorações do 66º aniversário do município, dentre as inaugurações estiveram as do Museu Municipal Helena Meirelles, sede própria do Conselho Tutelar, cobertura da quadra e duas novas salas do Centro Cultural.

NOVAS OBRAS PÚBLICAS

Está em construção o parque aquático municipal e duas outras grandes obras serão iniciadas em breve: escola para 1,5 mil alunos e o Novo Paço Municipal. Melhorias também têm sido realizadas no Porto XV e em cinco assentamentos da reforma agrária.

NOVOS INVESTIMENTOS

Caravina disse ao Plantão que a austeridade administrativa atrai novos investimentos. Um deles é uma fábrica de fantasias infantis, da Regina Festas, que irá oferecer entre 150 e 200 empregos na área de costura.

PROTAGONISMO ASSUMIDO

Já no segundo mandado como presidente da Amossul (Associação dos Municípios do Matogrosso do Sul), Caravina assume o protagonismo político a frente da entidade representativa de todos os 79 municípios do Estado.

Publicidade

Veja também