José Reis -  Durante a aula, comandada pela professora Shaia Zurah, participantes aprendem os passos e movimentos iniciais da prática

Foto: José Reis - Durante a aula, comandada pela professora Shaia Zurah, participantes aprendem os passos e movimentos iniciais da prática

CULTURA NA PRÁTICA

Prática de danças árabes segue até sábado em PP

Atividade desenvolvida no Sesc Thermas, em diferentes horários, representa uma oportunidade de praticar exercícios que melhoram a saúde, o corpo e a mente

  • 08/08/2019 06:58
  • GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local

Mais do que simples movimentos, as danças árabes representam o ensino de uma nova cultura, além de significarem uma oportunidade de praticar exercícios que melhoram a saúde, o corpo e a mente. Pensando nestes benefícios, é que seguem até sábado, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, diversos horários para a prática das danças árabes com a professora Shaia Zurah. “Não exigimos nada além de animação e boa vontade. É para todos os públicos”, comenta a profissional.

As atividades ocorrem na Sala de Ginástica Multifuncional da unidade e, conforme Shaia, objetivam ainda fazer com que mais pessoas tenham acesso às diferentes danças de todo o mundo, como é o caso das árabes. “Aqui no Sesc vamos trabalhar a parte básica, já com a introdução de movimentos práticos”.

Ainda segundo a professora, ao longo do encontro, algumas curiosidades são apresentadas sobre a dança e a cultura que a originou. Questionada sobre as principais que cercam este tema, ela lembra que um dos que mais chamam a atenção é se homem pode ou não participar, o que ela faz questão de deixar claro: “Pode sim, serve para todo o tipo de público”. O que muda, com isso, será a abordagem, já que para os homens os movimentos são mais “marcantes” e para as mulheres algo mais “delicado”.

A aposentada de 51 anos, Rita de Cássia Xavier, foi uma das alunas presentes na ação que ocorreu na tarde de ontem. Para ela, a atividade veio de encontro com uma vontade que ela já tinha há algum tempo. “Eu estava caminhando aqui no Sesc de manhã e soube que teria a dança. Foi muito engraçado, pois eu comentei com uma amiga há pouco tempo que iria procurar a professora, por me interessar pela modalidade, então veio a casar”, ressalta.

Ainda conforme Rita, na unidade ela participa de corridas e atividades funcionais, principalmente para manter a saúde em dia, e ressalta que a diversidade da programação é um diferencial que a agrada e a atrai. “Gostei tanto que voltei agora pela tarde para participar novamente. Dançar muda a nossa vida, a nossa cabeça e para mim é uma felicidade participar”, expõe.

Serviço

A atividade de danças árabes ocorre no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A unidade fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Os horários são: hoje às 8h30, 10h, 15h, 17h, 19h. Já amanhã, as ações ocorrem às 8h30, 10h, 17h, 19h. No sábado, por fim, horário único, às 10h. Para mais informações o telefone para contato é: 3226-0400.