Prainha será reaberta neste sábado com carnaval 101 Folia

Interditada há pouco mais de um ano, água do local recebeu resultados positivos suficientes da análise de balneabilidade, feita pelo Laboratório da Cetesb, em Marília

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 28/02/2019
Horário 12:28
José Reis - Água do local recebeu resultados positivos suficientes da análise de balneabilidade
José Reis - Água do local recebeu resultados positivos suficientes da análise de balneabilidade

O Balneário da Amizade, em Presidente Prudente, sediará, a partir das 16h deste sábado, o 101 Folia com show sertanejo, DJ, abadás, minitrio elétrico, palhaço Paçoca e distribuição de prêmios ao público. O evento marca a reabertura oficial da prainha aos banhistas, uma vez que a água do local já recebeu resultados positivos suficientes da análise de balneabilidade, feita pelo Laboratório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em Marília (SP).

“Fizemos análises alternativas com resultados satisfatórios à balneabilidade e coleta durante cinco semanas para estudo da Cetesb, sendo três amostras por coleta”, aponta o titular da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues. “Água contaminada, que não é o caso, oferece sérios riscos à saúde. É importante esclarecer que a contaminação pode ocorrer de várias maneiras que poderiam ser evitadas pela população, destacando a poluição por esgotos, agrotóxicos, metais pesados e fertilizantes, e também por descarte inadequado de resíduos”, acrescenta. 

Como divulgado neste diário, na semana passada, o Balneário da Amizade foi interditado há pouco mais de um ano, em janeiro de 2018, para atestar a balneabilidade do local após o rompimento de uma tubulação de esgoto existente nas proximidades da área de lazer.

André Gonçalves, biólogo da pasta, explica que a manutenção do escoadouro rompido foi feita pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e a Semea realizou, durante cinco semanas consecutivas, 15 coletas que foram resignadas ao laboratório da Cetesb em Marília (SP). Conforme o biólogo, os trabalhos começaram em 28 de janeiro e foram concluídos na segunda-feira.

O especialista explica que, durante o período em que as águas ficaram interditadas, ocorreu o processo natural de autodepuração, ou seja, a capacidade de um corpo d’água restaurar naturalmente suas características ambientais a partir da decomposição dos poluentes.

Bem comum

Portella destaca que a represa está na área urbana de Prudente e de Álvares Machado e a conscientização dos vizinhos é fundamental no que diz respeito ao descarte de resíduos em qualquer lugar, que acabam sendo levados pela chuva, por exemplo, para os córregos que demandam o balneário. “Estamos fazendo acompanhamento rotineiramente e mutirão de limpeza no local, mas contamos com a colaboração da população para manter o local em perfeitas condições de uso para todos”, acentua o secretário.

O secretário frisa que a proibição foi para assegurar a saúde da população, caso realmente tivesse algum tipo de contaminação. Mas, a água do balneário está em perfeitas condições de uso dos banhistas. “Vale ressaltar que rotineiramente realizamos análises para permitir o uso público. E, além das condições da água temos preocupação também com a segurança das pessoas. Verificamos e demarcamos com boias os pontos permitidos para o acesso de populares. Mantemos salva-vidas, bombeiros no local e policiamento”, acentua o secretário.

Alegria no balneário

A festa de carnaval é uma realização da Rádio 101 FM em parceria com a Prefeitura de Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Setur (Secretaria Municipal de Turismo).

Além das atrações carnavalescas terá no local o movimento Caiaque Adventure, em que dezenas de caiaques, bem como stand up paddle, estarão disponíveis para passeio gratuito. Os visitantes que tiverem seus próprios caiaques e/ou stand up paddle poderão levar seus equipamentos.

Publicidade

Veja também