Praças pluralizam acesso à cultura e esporte

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 21/02/2019
Horário 15:05
José Reis - Praças da Juventude ofertam atividades gratuitas para famílias prudentinas
José Reis - Praças da Juventude ofertam atividades gratuitas para famílias prudentinas

Em Presidente Prudente, um dos projetos da administração municipal para democratizar o acesso à educação, cultura, esporte e lazer está sob os cuidados da Coordenadoria da Juventude, que administra quatro espaços voltados para esta finalidade. Os locais estão distribuídos nos extremos da cidade, o que, segundo o coordenador municipal de Juventude, Tiago Oliveira, é uma estratégia para descentralizar do Centro Cultural Matarazzo as atividades socioculturais e pluralizá-las nos quatro cantos de Prudente. Ele destaca ainda a importância desses locais para a integração da comunidade, que pode se reunir para oficinas recreativas e cursos profissionalizantes.

Entre os serviços oferecidos, estão aulas de ginástica funcional, caratê, capoeira e zumba, que fazem sucesso por lá. Duas novidades são a abertura de novas turmas para cursos de rotinas administrativas, informática, inglês e imagem pessoal e profissional a partir de março e o início do programa Camerata de Cordas, que ofertará aulas totalmente gratuitas de viola e violão. Tiago aponta que a coordenadoria ainda desenvolve diversas ações dentro das escolas estaduais, com o intuito de oferecer orientações sobre nutrição, carreira e voluntariado, entre outros temas. “Nossos monitores levam os jovens para conhecer faculdades e ter esse primeiro contato com o ensino superior. Já nas salas de aula, os alunos aprendem a importância de ser um voluntário e, ao final do projeto, articulam uma ação concreta para vivenciar os conhecimentos obtidos”, relata.

Tiago acrescenta que, embora sejam chamados de Praças da Juventude, tais locais não estão restritos somente a crianças e adolescentes. Pelo contrário. A proposta da coordenadoria é estender a assistência para toda a família. “Nosso público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos, mas procuramos atender todas as faixas etárias, porque em uma mesma família há, além do jovem, a mãe, o pai, uma avó e o irmãozinho mais novo. Sendo assim, estamos empenhados em contemplar cada um deles com os serviços ofertados nesses espaços”, pontua.

Praças da Juventude

Ana Jacinta

Endereço: Rua Luís Mungo, 100 - Telefone: 3902-2444

Cohab

Endereço: Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225 - Telefone: 3907-4549

Humberto Salvador

Endereço: Avenida João Domingos, 218 - Telefone: 3905-1686

Parque Alvorada

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek - Telefone: 3903-0457

Publicidade

Veja também