PP tem 30 mil árvores frutíferas

Espécies estão espalhadas por diversos espaços da cidade, como escolas públicas, repartições da administração pública em todas as esferas, praças e parques públicos do município

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 13/10/2019
Horário 04:03
Jean Ramalho - Denise colhe amoras todos os dias com o neto no Parque do Povo
Jean Ramalho - Denise colhe amoras todos os dias com o neto no Parque do Povo

Que Presidente Prudente é uma cidade arborizada e repleta de áreas verdes não é novidade para ninguém. Mas o que muitos não sabem é que aproximadamente 30 mil árvores do município são frutíferas e elas estão espalhadas pelos mais diversos espaços, como escolas, repartições da administração pública em todas as esferas, praças e parques públicos. 

Árvores frutíferas possuem grande importância para a fauna, pois fazem com que os animais sejam atraídos e, assim, as sementes são dispersas, colaborando para o reflorestamento e também contribuindo para o ciclo da cadeia alimentar”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella.

Ele ressalta ainda que os próprios cidadãos podem realizar o plantio de uma árvore frutífera, desde que siga as orientações da pasta, além de dizer que há programas e que preveem a arborização na cidade, mas ressalta que as árvores frutíferas precisam de lugares adequados, para que não causem problemas devido ao tipo e tamanho do fruto.

Espécies de frutos grandes ou com volumes considerados de polpa, por exemplo, não são indicadas em vias públicas, pois podem causar acidentes tanto para motoristas quanto para os pedestres”, alerta Wilson. Por fim, esclarece que existem árvores frutíferas que não são comuns no conhecimento popular, mas que fazem parte da cadeia, como a manguba, sete copas, jambolão, ingá, oiti, murta, magnólia e pataca.

MAIS QUE FRUTOS:

ENSINAMENTOS!

A artesã Denise Cardoso, de 47 anos, afirma que todos os dias, quando vai ao Parque do Povo buscar a filha na escola, aproveita para colher amoras com o neto, Pedro Henrique, de 10 anos, nas árvores do local. “Já encontramos acerolas e goiabas pela cidade também e é sensacional, pois é uma atividade importante para mostrar ao meu neto que devemos cultivar nossas árvores e plantas, bem como cuidar do meio ambiente”.

Ela ressalta que, inclusive, conseguiu levar para casa um galho de amora que estava caído no chão, que foi plantado e já deu a primeira raiz. “Hoje estamos lá com nosso pezinho do fruto crescendo e é algo muito prazeroso que quero sempre preservar. Amo a natureza e meu neto está cada dia mais preocupado com o meio ambiente e o assunto. Bom saber que a cidade está repleta delas”, finaliza.

Publicidade

Veja também