PP sedia Conferência Intermunicipal de Educação

Evento reuniu 32 representantes da região, entre autoridades públicas e sociedade civil; ato solene ocorreu no Matarazzo

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 17/04/2018
Horário 09:10
Jose Reis - Evento foi realizado ontem, com a presença de autoridades, no Teatro Paulo Roberto Lisboa
Jose Reis - Evento foi realizado ontem, com a presença de autoridades, no Teatro Paulo Roberto Lisboa

Presidente Prudente recebeu a terceira edição da Conferência Intermunicipal de Educação ontem pela manhã, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. Na ocasião, gestores e representantes municipais de 32 cidades do oeste paulista discutiram sobre as temáticas propostas pelo PNE (Plano Nacional de Educação), de acordo com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

O evento - que é realizado segundo o contexto da Conae (Conferência Nacional de Educação), onde diversas reuniões intermunicipais são praticadas no país - já ocorreu em 2010, 2014 e agora em 2018, na maior cidade da região, conforme a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini. Ela explicou que as conferências são efetuadas primeiro em âmbito municipal e depois são transferidas para a intermunicipal. “Daqui vamos escolher 12 ‘delegados’ que irão nos representar na etapa estadual”, observou.

“Dentre as propostas de discussões, o mais importante a ser avaliado é sobre os oito eixos estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação”, apontou Pelegrini. Diante desses temas que envolvem assuntos como planos decenais, direitos humanos, justiça social, valorização dos profissionais da educação e condições de trabalho, a secretária destacou o último eixo. “Ele é importante para nós, porque fala do financiamento para educação, justamente um dos grandes problemas atuais dos municípios”.

Além do financiamento, o eixo destaca a gestão, transparência e controle social, porém, Pelegrini salientou que o problema se encontra na verba disponibilizada pelo governo federal. “Por exemplo, está escrito na Constituição que a criança tem o direito à educação, mas o governo não designa verba específica para esse atendimento, então os municípios não conseguem colocar todas as crianças que necessitam de educação infantil dentro das escolas e precisam se ‘virar’ com o dinheiro deles”, comentou a secretária, ressaltando que o custo para educação de crianças de 0 a 3 anos é mais caro, pois é necessário um professor para cada cinco e/ou seis crianças.

O evento, que começou com apresentação musical da Banda Regimental da Polícia Militar de Prudente, também contou a presença da comissão organizadora, dentre eles o professor Pedro Newton Rotta, que explicou a possibilidade de propostas que podem ser idealizadas na conferência. “Acho que uma das medidas mais importantes que podem ser implementadas é a garantia da democratização dentro das escolas e o que mais desejamos é essa autonomia financeira que o município tem que ter para gerenciar suas escolas”, observou.

Rotta também deixou claro que, periodicamente, o Plano Nacional de Educação precisa ser avaliado e a cada quatro anos são feitas as conferências nacionais. “Também é importante porque é o momento em que conseguimos reunir vários públicos envolvidos na educação do oeste paulista para conversar e estabelecer o que está ou não funcionando na educação por aqui”, falou. A etapa estadual será realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, enquanto a nacional ocorrerá no mês de setembro.

De Tarabai para a terceira edição da Conferência Intermunicipal de Educação, a diretora da Escola Estadual Deputado Felício Tarabai, Vanda Souza Tomaz da Silva, 51 anos, conseguiu compartilhar experiências e conselhos com os participantes do evento. “Estou aqui tanto para aprender como para passar meus conhecimentos sobre a educação na minha cidade, e mais importante do que participar, todos os educadores presentes compareceram para ajudar no que pode ser feito para melhorar o ensino na região”, esclareceu.

 

Publicidade

Veja também