PP sedia a 6ª edição do Paragincana hoje

Evento reúne entidades em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 21/09/2018
Horário 04:18
Arquivo - Com a presença de 250 participantes, evento envolve 4 modalidades
Arquivo - Com a presença de 250 participantes, evento envolve 4 modalidades

Hoje é comemorado em todo o território nacional o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em razão da data, que marca o movimento social iniciado no fim dos anos 1970 e resultou num conjunto de leis e direitos, a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), promove hoje a 6ª edição da Paragincana. Aberto ao público, o evento ocorre a partir das 8h30, no Sesi do Parque Furquim, e deve reunir cerca de 250 participantes.

Dividida em quatro modalidades, sendo coreografia, queimada, futsal e jogos de mesa, que inclui o dominó, a vareta, a dama e o truco, a competição deste ano conta um desfalque de entidades que marcaram presença nas edições anteriores. Segundo a coordenadora Eliane Ferrari Chagas, a ausência de alguns participantes ocorre por conta de outro evento que será realizado no mesmo dia. “No mesmo dia tem um evento da Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] na região. Nos anos anteriores tinham em torno de 350 participantes, mas devido ao evento varias entidades não vão comparecer”, explica.

Mesmo assim, sete entidades já confirmaram presença. A Unipode (União das Pessoas com Deficiência), Associação dos Cegos, Associação do Rosário, Núcleo Ttere de Trabalho, além das Apaes de Adamantina, Lucélia e de Regente Feijó. Com a espera de 250 pessoas, Eliane conta que o propósito, independente de quantas pessoas comparecerem, permanece o mesmo. “O evento tem o caráter de interação e inclusão, onde a gente consegue reunir as entidades que trabalham com pessoas com deficiências, num formato de festival lazer esportivo”, destaca.

Data

Se tratando de uma data comemorativa, a competição visa mostrar importância daqueles que também fizeram parte de movimentos sociais que resultaram em leis e direitos para as pessoas com deficiência. “O movimento dessas pessoas ajudou muito na inclusão social e na participação deles em todas as esferas da vida, no trabalho, no esporte, na escola, principalmente, na saúde e em todos os serviços”, enfatiza Eliane.

Todas as atividades ocorrem ao mesmo tempo em diferentes quadras, contando com a presença de monitores da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), além dos próprios organizadores.

SERVIÇO

Quem deseja acompanhar as atividades da 6ª Paragincana, pode comparecer no Sesi do Parque Furquim, localizado na Avenida Ibraim Nobre, 585. As atividades começama partir das 8h30, com previsão de término as 13h, nas quadras esportivas do local.

Publicidade

Veja também