PP INAUGURA 2ª ETAPA DE CICLOVIA COM PASSEIO

Cerca de 100 participantes estivem presentes e percorreram os Jardins Leonor, Cobral e Panorâmico em Prudente

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 16/12/2017
Horário 21:25

A manhã de ontem foi marcada pela inauguração da 2ª etapa da ciclovia, na zona norte da cidade, que liga os diversos pontos de Presidente Prudente. Famílias, amigos e autoridades se reuniram no início da manhã, em frente à Associação Civil Lar dos Meninos, no bairro Novo Bongiovani, quando cerca de 100 ciclistas saíram do ponto do encontro e seguiram pelos Jardins Leonor, Cobral e Panorâmico, na divisa com o Parque dos Pinheiros. O novo trecho conta com 3,7 quilômetros de ciclovia para locomoção de um total de 25 km que serão entregues ao término das obras.

O passeio ciclístico teve início por volta das 8h30 e a concentração de bicicletas ocorreu na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O passeio aberto à população reuniu cerca de 100 ciclistas, conforme a organização, para a inauguração de novos 3,7 quilômetros de um espeço destinado totalmente ao esporte. Conforme o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), que esteve presente e acompanhado de uma bicicleta e equipamentos de segurança, o trecho, junto aos demais, fomentará o uso do esporte como meio de locomoção e lazer, além de salientar a importância da presença do espaço. “Vejo que dentro dos fatores que inibem o uso do ciclismo para as famílias e esportistas é a falta de segurança pelo contato direto com os veículos. Estes ambientes são direcionados às bicicletas e chegam para dar a segurança que faltava”, salienta.

Ainda segundo o prefeito, outras duas etapas devem ser entregues no próximo ano e que finalizarão as obras, que somam 25 quilômetros de ciclovia. Vale lembrar que a primeira etapa foi entregue no dia 12 de agosto e dispõe de 3,5 km a partir do pontilhão da Avenida Itaro Koyanagui, que segue pela Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira até a rotatória do Lar dos Meninos, onde tem sequência o segundo trecho.

 

Ciclistas

A professora Raquel Napoleão, 44 anos, esteva acompanhada do marido e afirma que quando jovem praticou muito o esporte e, com o apoio do companheiro, decidiu retornar às atividades há dois anos. “Além do lazer, pensamos também no futuro, pois vemos que as pessoas precisam utilizar mais o meio de transporte e deixar mais o carro de lado”, comenta. Ainda conforme a professora, a ciclovia é um meio de encoraja os praticantes do esporte, além de ser um sinônimo de segurança.

Já a assistente social Maria Aparecida Zafalon Costa, 52 anos, estava acompanhada das amigas, toda munidas com os devidos equipamentos de segurança. Ele enfatiza a importância do espaço, bem como da conscientização tanto por parte dos pedestres quando dos motoristas. “Para nós, que amamos pedalar, esse é um momento marcante, conquistamos o nosso espaço. Espero que o esporte continue com o reconhecimento por parte do poder público, mas também vejo que além de nós, os motoristas precisam estar atentos com aspectos como a velocidade, pois não me sinto totalmente segura”, declara.

Fundado há três anos, o grupo Aro 26 possui mais de 1,1 mil participantes adeptos ao esporte e se resumo por um movimento que fomenta a prática do ciclismo. A coordenadora do grupo, Rejane Klebis, esteve presente e diz que o esporte ganhou destaque nos últimos tempos, mas que ainda falta espaço para a ocupação total dos ciclistas no ambiente adequado. “Vejo que há novos rostos na prática da pedala. A inauguração é um momento importante, mas nosso movimento pretende se mobilizar para empossar de forma positiva a ciclovia e levar informações aos pedestres que utilizam o meio para caminhada”, declara.

Publicidade

Veja também