Cedida/Secult - Última edição do evento foi realizada em 2017 e contou com mais de 10 mil participantes

Foto: Cedida/Secult - Última edição do evento foi realizada em 2017 e contou com mais de 10 mil participantes

ANIVERSÁRIO

PP espera até 15 mil pessoas na Parada Festiva

Ato cívico será realizado no dia 14 de setembro, em alusão aos 102 anos da cidade; entidades e grupos interessados em participar devem se inscrever até hoje no museu

  • 23/08/2019 06:48
  • PEDRO SILVA - Especial para O Imparcial

Há menos de um mês para o aniversário de 102 anos de Presidente Prudente, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) já inicia os preparativos para o desfile anual de comemoração à data, que ocorre no dia 14 de setembro. São esperadas 70 entidades, entre elas escolas, agremiações, empresas, projetos sociais, academias de artes marciais, centros artísticos e culturais, e grupos religiosos.

O número de participantes aguardado fica entre 6 mil e 7 mil pessoas, segundo a coordenadora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, Valentina Romeiro, além do público esperado entre 12 e 15 mil. O desfile terá início às 9h do dia do aniversário da cidade.

A coordenadora esclarece que é necessário se inscrever no museu e preencher uma ficha, apresentando a contribuição para a história e desenvolvimento da cidade para participar do ato. As inscrições estão abertas e seguem até hoje, no prédio do museu.

Importância

Segundo Valentina, o ato é “uma vitrine para mostrar as coisas boas feitas à cidade”. Uma vez que além de comemorar o aniversário de Presidente Prudente, também apresenta as benfeitorias da sociedade para a cidade. Todas as instituições ao entrarem no desfile serão apresentadas ao público, sendo contada sua parte na história prudentina.

No dia do desfile, não é permitido que as intuições distribuam brindes à população, pois com o público estimado em 15 mil espectadores, a grande demanda pode não ser sanada, gerando confusões.

Caminho histórico

O desfile se iniciará na Avenida Washington Luiz e se estenderá até a Rua Coronel Quincas Vieira. Conforme a coordenadora, muitos têm dúvidas do por que o desfile se estender sobre esse percurso. Ela explica que a localidade é o início de Presidente Prudente, sendo a primeira rua instituída na cidade - especificamente o percurso de paralelepípedos - e que tem valor histórico para o município.

Imprevistos

No ano passado, a edição do desfile foi cancelada pelas fortes chuvas que caíram na cidade. Segundo a organização, o desfile ocorrerá como planejado esse ano, sendo prejudicado somente com situações que impossibilitem a execução do ato, assim como em 2018.

Se algo ocorrer e impedir a realização do evento, a população será avisada pelos meios de comunicação da Secult (Secretária Municipal de Cultura), e as instituições serão contatadas por telefone.

A última edição do evento foi no ano de 2017, no centenário da cidade. O desfile contou com 88 entidades e 10 mil participantes.

Serviços

Para se inscrever, basta se dirigir ao prédio do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, situado na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2.179, no Jardim das Rosas, hoje, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita para instituições ou uma pessoa só.