PP espera até 15 mil pessoas na Parada Festiva

Ato cívico será realizado no dia 14 de setembro, em alusão aos 102 anos da cidade; entidades e grupos interessados em participar devem se inscrever até hoje no museu

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 23/08/2019
Horário 06:48
Cedida/Secult - Última edição do evento foi realizada em 2017 e contou com mais de 10 mil participantes
Cedida/Secult - Última edição do evento foi realizada em 2017 e contou com mais de 10 mil participantes

Há menos de um mês para o aniversário de 102 anos de Presidente Prudente, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) já inicia os preparativos para o desfile anual de comemoração à data, que ocorre no dia 14 de setembro. São esperadas 70 entidades, entre elas escolas, agremiações, empresas, projetos sociais, academias de artes marciais, centros artísticos e culturais, e grupos religiosos.

O número de participantes aguardado fica entre 6 mil e 7 mil pessoas, segundo a coordenadora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, Valentina Romeiro, além do público esperado entre 12 e 15 mil. O desfile terá início às 9h do dia do aniversário da cidade.

A coordenadora esclarece que é necessário se inscrever no museu e preencher uma ficha, apresentando a contribuição para a história e desenvolvimento da cidade para participar do ato. As inscrições estão abertas e seguem até hoje, no prédio do museu.

Importância

Segundo Valentina, o ato é “uma vitrine para mostrar as coisas boas feitas à cidade”. Uma vez que além de comemorar o aniversário de Presidente Prudente, também apresenta as benfeitorias da sociedade para a cidade. Todas as instituições ao entrarem no desfile serão apresentadas ao público, sendo contada sua parte na história prudentina.

No dia do desfile, não é permitido que as intuições distribuam brindes à população, pois com o público estimado em 15 mil espectadores, a grande demanda pode não ser sanada, gerando confusões.

Caminho histórico

O desfile se iniciará na Avenida Washington Luiz e se estenderá até a Rua Coronel Quincas Vieira. Conforme a coordenadora, muitos têm dúvidas do por que o desfile se estender sobre esse percurso. Ela explica que a localidade é o início de Presidente Prudente, sendo a primeira rua instituída na cidade - especificamente o percurso de paralelepípedos - e que tem valor histórico para o município.

Imprevistos

No ano passado, a edição do desfile foi cancelada pelas fortes chuvas que caíram na cidade. Segundo a organização, o desfile ocorrerá como planejado esse ano, sendo prejudicado somente com situações que impossibilitem a execução do ato, assim como em 2018.

Se algo ocorrer e impedir a realização do evento, a população será avisada pelos meios de comunicação da Secult (Secretária Municipal de Cultura), e as instituições serão contatadas por telefone.

A última edição do evento foi no ano de 2017, no centenário da cidade. O desfile contou com 88 entidades e 10 mil participantes.

Serviços

Para se inscrever, basta se dirigir ao prédio do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, situado na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2.179, no Jardim das Rosas, hoje, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita para instituições ou uma pessoa só.

 

Publicidade

Veja também