Por que ter uma reserva em dólar?

OPINIÃO - Renato Alves

Data 07/03/2020
Horário 04:38

Diversas vezes vista como algo que pode atrapalhar os planos de alguém, a moeda norte-americana pode ser um ativo de investimento muito interessante e a sua valorização pode trazer benefícios para aqueles que nela investem. Mesmo no cenário em que a precaução deve ser mantida, o dólar tem que estar no radar.

Historicamente, quando há uma piora conjuntural, todos os ativos são afetados negativamente de forma simultânea. Um dos benefícios de investir fora é justamente evitar esse efeito, além de abrir uma janela de oportunidades. Por exemplo, ao colocar uma parcela do seu patrimônio em um investimento no exterior, o cidadão tem a certeza de que se os seus ativos brasileiros perderem valor, os seus ativos atrelados ao dólar irão valorizar.

O mercado norte americano é considerado o mais regulado e um dos mais seguros do mundo. No começo da crise que enfrentamos no Brasil, o dólar custava algo em torno de R$ 2,20. Hoje estamos em patamares acima dos R$ 4, proporcionando não apenas proteção como ótimo lucros. Para se ter uma ideia, a alta acumulada supera 15% - certamente mais do que a grande maioria dos investimentos terá de retorno esse ano.

De maneira geral, em períodos de incertezas, a moeda norte-americana apresenta maior valorização e os investidores estrangeiros que costumam apostar em países emergentes como o Brasil começam a não ter mais a segurança necessária, retirando suas moedas daqui. Com a migração do dinheiro para países considerados mais confiantes, acontece um desequilíbrio entre oferta e demanda. E a escassez da moeda provoca alta nos preços.

Uma boa alternativa para quem está pensando em diversificar seus investimentos, fazer intercâmbio ou estudar fora é abrir uma conta bancária no exterior para ter proteção cambial e possuir uma reserva com alta liquidez. Alguns consideram difícil abrir uma conta nos Estados Unidos, mas afirmo que não é. Na Bicalho Consultoria, podemos te auxiliar neste processo apenas com o passaporte e comprovante de residência do seu país de origem.

A partir daí, você pode se preparar para ganhar rendimentos em dólar, ter a possibilidade de investir na bolsa americana ou até mesmo comprar uma casa para descansar nas suas férias. Aliás, não te parece uma ótima ideia alugar esse empreendimento nos momentos de alta temporada e receber o valor em moeda forte? Pense nisso!

 

 

Publicidade

Veja também