Por que 7 de setembro é feriado no Brasil?

Espaço infantil

Se você gosta do dia de não fazer nada, saiba que ele tem um significado e, principalmente, uma história importante até hoje para o nosso país

COLUNA - Espaço infantil

Data 05/09/2019
Horário 07:45
Reprodução
Reprodução

Sábado é feriado! Você sabia disso, não é?! Mas, por que é feriado? O que aconteceu no dia 7 de setembro para que o Brasil comemorasse esse dia? O jornal O Imparcial conversou com o professor e historiador, Heitor Ribeiro, para contar o que foi a Independência do Brasil.

Até 1822, 197 anos atrás, o Brasil era subordinado a Portugal, reino que descobriu o nosso país em 1500, e foi colônia deles até 1815, e até 1822 foi um reino ainda sob o comando de Portugal. O então Imperador, Dom Pedro I, aqui do Brasil, também conhecido como Pedro O Libertador, depois de muitos conflitos com o reino de Portugal, mesmo sendo filho do rei de Portugal, em 1822, decidiu romper as relações com a coroa portuguesa e não obedeceu às ordens de voltar para a Europa. Dom Pedro estava no Brasil desde seus 10 anos, servindo como príncipe regente, veio junto com sua família em 1808, fugindo do conquistador francês Napoleão Bonaparte.

Porque ficar Independente?

PEDRO SILVA
Especial para O Imparcial

Dom Pedro I estava envolvido com os políticos e a elite brasileira, e em 9 de janeiro – o famoso Dia do Fico – proclamou a frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”, e durante oito meses comandou o processo de independência das terras brasileiras.

Mas, a liberdade não veio tão fácil! Entre 1822 e 1824, Brasil e Portugal entraram em guerra, e só em 1825 foi assinado um acordo, o Tratado do Rio de Janeiro, que colocou um fim a guerra e deu inicio a um pais livre, porem atrasado politicamente, nascia o Brasil Monárquico.

O movimento de independência teve base nas ideias iluministas, que pregavam a democracia e liberdades politicas, pontos que não existem dentro de uma monarquia. O Brasil só saiu da monarquia no dia 15 de novembro de 1889, com o filho de Dom Pedro I, Dom Pedro II retornando para Portugal, e o Marechal Teodoro da Fonseca se tornado o primeiro presidente do Brasil.

E daí?

“Hoje nós somos uma nação livre, ou seja, não somos ligados a outros países. Somos autônomos o que significa que, o que fazemos aqui é nosso, e não devemos nada a nenhuma outra nação”, explica o professor.

Curiosidades:

O Pedro I é um dos Libertadores das Américas. Esse nome não te lembra algo?

A Copa Libertadores da América tem esse nome em homenagem aos líderes dos processos de emancipação na América Latina.

Publicidade

Veja também