População idosa deve ser maioria no Brasil

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 19/04/2018
Horário 09:36

Com uma expectativa maior de vida, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, até 2030, o Brasil terá uma faixa maior de pessoas próximo da terceira idade, em relação aos jovens. Segundo o sociólogo Renato Herbella, são vários os fatores que contribuem para o envelhecimento populacional, entre eles a baixa fecundidade de um país, que está relacionada com a expansão da urbanização, a utilização em larga escala de métodos contraceptivos, o planejamento familiar, entre outros aspectos. De todo modo, esse é um fenômeno global e não atinge apenas países em desenvolvimento como o Brasil.

O planejamento familiar leva as pessoas a optarem por terem menos isso, o que ocasionam as transformações no estilo de vida da sociedade, que refletem na composição da sua população. “São muito os reflexos sociais, pois é fundamental o desenvolvimento de políticas de valorização das pessoas mais velhas, bem como para que essas envelheçam com mais qualidade”.

Renata destaca que com as mudanças, as políticas de saúde e previdência social devem procurar uma adaptação à nova realidade social, em especial, o mercado de trabalho que sofrerá significativa transformação, assim como a saúde pública. “Essa deverá adotar programas, onde o custeio da saúde será direcionado às pessoas mais velhas, por representarem a maioria da população”.

Para ele, os jovens sempre terão espaço, porque significam a renovação social. Entretanto, com a chegada do cenário de envelhecimento populacional, o incentivo de um diálogo entre gerações e políticas de valorização das pessoas mais velhas devem acarretar o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada.

Publicidade

Veja também