População avalia obras no Jardim Monte Alto

Trecho na Avenida Manoel Goulart foi interditado ontem para a realização dos trabalhos anunciados em julho e iniciados em outubro

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/12/2018
Horário 07:43
Marcio Oliveira - Obras na rotatória do Monte Alto ontem interditaram parte da Avenida Manoel Goulart
Marcio Oliveira - Obras na rotatória do Monte Alto ontem interditaram parte da Avenida Manoel Goulart

As obras de adequação da rotatória do Jardim Monte Alto, em Presidente Prudente, anunciadas em julho, tiveram início na primeira quinzena de outubro e seguem em andamento no trecho que dá acesso à Avenida Manoel Goulart. Ontem, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) interditou o trecho da avenida que passa pelo bairro, conforme previsto, de forma que os motoristas precisaram utilizar outros acessos ao transitar pelo sentido centro-bairro, como a Avenida Antônio Moreno Manzano, a Avenida Joaquim Constantino e a Rua Joaquim Pereira da Paixão. A obra é executada por meio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e agradou aos moradores, que apresentaram algumas ressalvas no projeto.

No dia 16 de julho, a Prefeitura anunciou o início das obras do Movimento Paulistas de Segurança no Trânsito, que, conforme a administração, trata-se de um pacote de melhorias em infraestrutura viária, que visa maior segurança em vias de grande fluxo de veículos e pedestres, como é o caso do trecho da Avenida Manoel Goulart, na altura do bairro Monte Alto. “Além da instalação das faixas elevadas defronte às escolas municipais Ondina Quirino Barbosa e Antônio Zacharias, a Prefeitura de Prudente fará reformas na rotatória da Avenida Manoel Goulart, para facilitar o tráfego no local”.

Já no dia 16 de outubro, o Executivo informou que havia iniciado naquela semana as obras de adequação da rotatória do trecho em questão, o que, segundo a Prefeitura, resultaria na criação de uma faixa adicional para acessar a via marginal, e revitalização da rotatória. Na ocasião, foi informado de que a obra seria concluída em aproximadamente cinco meses, mas, nesta semana, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues, Nei Rena, lembrou que a previsão é de que as adequações na via fosse concluídas ainda neste ano, quando, então, seriam implantados os semáforos e lombofaixas previstos no projeto. Os recursos, na ordem de R$ 400 mil, são provenientes do Estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Opinião popular

O aposentado de 87 anos, José Vicente de Oliveira, mora em frente a um dos locais em que são feitos os reparos no Monte Alto, e afirma que as melhorias era reivindicadas pelos munícipes há alguns anos, de forma que o local é utilizado para acesso ao bairro e demais vias importantes, como a Rodovia Raposo Tavares (SP-270). “Penso que todo tipo de obra vem para somar, então, está sendo muito positiva. Não me atrapalha em nada e acredito que vai ficar ainda mais acessível. É bom ver o trabalho sendo feito”. A mesma opinião é compartilhada por José Lima, 50 anos, que usa o ponto de ônibus que fica na via, no sentido centro–bairro, uma vez ao dia, o que, para ele, veio para somar. “Vai ser importante, principalmente nos horários de pico. Melhorias são sempre boas”.

A auxiliar geral Elza Ruani trabalha em frente à construção e afirma que vê com bons olhos, mas lembra de que há uma “falha” no projeto, já que não foi pensado “nenhum tipo de acesso” por parte dos pedestres que utilizam os pontos de ônibus em ambos os sentidos e em frente à CPJ (Central de Polícia Judiciária). “Eu desço do outro lado da rua [sentido bairro-centro] e levo todos os dias mais de 20 minutos para atravessar, pois os carros não param. Agora que a via será ampliada, poderemos ficar ainda mais tempo. Seria importante uma rampa ou faixa de pedestres que nos dê preferência”, ressalta.

A Prefeitura, questionada sobre a reivindicação, informa que foi necessário um projeto para a realização das obras, que não constava a instalação de rampa no local, como reivindicado.  “Em contrapartida, estão previstas lombofaixas defronte às escolas municipais existentes no entorno da rotatória, instalação de semáforos, abertura de terceira faixa nos dois sentidos da Avenida Manoel Goulart, entre outras benfeitorias, que garantirão mais segurança a pedestres e motoristas em toda aquela região - beneficiando diretamente quem comparece à CPJ”.

Publicidade

Veja também