Polo do Projeto Guri de Venceslau celebra 20 anos

Evento comemorativo inicia às 19h30 desta noite no Sindiserve com entrada franca; Lucas Espíndola fará participação especial

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 24/10/2018
Horário 15:55
Cedida: O bom filho sempre a casa torna! Lucas Spindola é atração especial desta noite, às 19h30
Cedida: O bom filho sempre a casa torna! Lucas Spindola é atração especial desta noite, às 19h30

Hoje, o Sindiserve (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais) de Presidente Venceslau será palco das comemorações dos 20 anos do polo local do Projeto Guri. O evento, resultado do planejamento de estudos do semestre terá entrada franca e inicia às 19h30.

Na programação musical dos grupos do polo se apresentarão: percussão interpretando “Tamborada”, Kiko Andrioli, “Rock You Like” a “Hurricane” (Scorpions); cordas friccionadas, “La Valse D’Amelie” – Yan Tiersen; cordas dedilhadas, madeira e canto coral “Natureza distraída” (Toquinho – transcrição Ed. Adriano Bernabé), “Por enquanto” (Renato Russo – arranjo Laura Brunheroto); orquestra com as canções “Oblívio” - Astor Piazzola, e “Amazing Grace” com participação especial do solista Lucas Espindola.

Fernando Testa que é professor do polo há 18 anos diz que o Guri, assim como toda a instituição adotou um planejamento que é feito todo início de semestre, onde é exposto o que apresentarão durante aqueles próximos seis meses.

As ideias são passadas para as crianças e juntos escolhem o repertório que é estudado em aulas didáticas. “Assim elas aprendem sobre os compositores, as melodias, o que estão tocando e vão criando afinidade com essas músicas. O que é uma das coisas mais importantes do educacional. E ao final do semestre ocorrem esses eventos demonstrativos sobre tudo que aprenderam. Isso os alegra. Eles demonstram seus conhecimentos aos amigos, familiares e se mostram felizes com isso, que é o que tem de maior valia para nós professores”, acentua o trompetista.

 

Orgulho

Premiado no Concurso Ernani de Almeida Machado em 2016, realizado pelo escritório Machado Meyer. Premiado no primeiro Concurso Brasileiro para Trompetes Solo, promovido pela ABT (Associação Brasileira de Trompetes) no mesmo ano... Este é o solista venceslauense Lucas Espindola que fará participação especial nesse encontro de alunos instrumentistas. Ele começou seus estudos, aos 9 anos, com Fernando Testa,

Ele e seus três irmãos sempre estiveram comigo. Hoje são meus amigos. Convivo com eles. Os outros dois irmãos também trabalham no Guri. Mesmo morando longe sempre conversamos sobre metas, aulas enfim, nossas vidas. São muitos anos de amizade com toda a família. Não nasceu simplesmente ótimos músicos, mas grandes amigos”, garante o professor.

Grande parte da família de Luca ainda reside em Venceslau. Seus irmãos, todos casados, moram em Louveira (SP).

Após alguns anos de estudo, Lucas ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, onde esteve sob os ensinamentos dos professores Walter Leite, Gerson Brandino e Marcelo Costa. Lá ele participou como músico da Orquestra Sinfônica do Conservatório e da Banda Sinfônica do Conservatório. Aos 18 anos venceu o Prêmio Jovens Solistas 2012. Integrou a Osesp (Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), sendo orientado pelo professor Gilberto Siqueira. Atualmente é integrante do naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, onde está há dois anos.

 

 

Publicidade

Veja também