Polícia Militar aumentará efetivo em 50% nos centros comerciais

Comando de Policiamento reforçará a segurança em aglomerações durante as festividades do fim de ano; índice de crime deve reduzir

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/12/2018
Horário 06:49
Polícia Militar - Coronel Franco, comandante do CPI-8, aponta redução de índices criminais
Polícia Militar - Coronel Franco, comandante do CPI-8, aponta redução de índices criminais

As comemorações festivas do mês de dezembro se aproximam, o que aumentará o fluxo de condutores e pedestres nas principais cidades da região. E para que haja garantia na segurança da população que frequentará os grandes centros comerciais, o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) intensificará o efetivo nas ruas em até 50%, o que, conforme a corporação, poderá variar de uma cidade a outra. Segundo o comandante do CPI-8, coronel Adilson Luís Franco Nassaro, na véspera do dia 25 de dezembro, o aumento poderá chegar a até 100% do policiamento preventivo nas ruas.

O coronel explica que a contribuição será necessária para evitar crimes ao patrimônio, roubos a veículos, estabelecimentos comerciais e celulares, uma vez que considera o período de compras a época em que é previsto “o aumento considerável” de pessoas no comércio, o que poderá facilitar a ação de criminosos. “Todos os anos, a Polícia Militar elabora um plano estratégico para reforçar o policiamento, especificamente em áreas centrais, onde fica localizado o maior fluxo de pessoas. Em polos como Presidente Prudente e Assis, além de outras localidades, os policiais cuidarão da fiscalização no comércio”, salienta a autoridade.

Além disso, ressalta que o efetivo contará com outras modalidades nas ruas como a Rocam (Ronda Ostensiva Com o Apoio de Motocicletas), Força Tática, Canil, Cavalaria e policiais do programa Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho da Polícia Militar), todos dispostos a preservar a segurança de lojistas e consumidores.

Expectativa de redução

Diante da garantia de segurança, o comandante do CPI-8 afirma que a região de Prudente deverá fechar 2018 com redução nos índices criminais, quando comparado aos anos anteriores. A reportagem não obteve acesso à quantidade de delitos regionais registrados pelo policiamento, no entanto, os indicadores apontados pelo órgão mostraram os seguintes dados: redução de 4% dos homicídios; de 17% nas ocorrências de roubos; queda de 29% em roubos de veículos e 25% de roubo de carga; redução de 10% nas ocorrências de furtos e 28% de furtos de veículos.

“No que diz respeito a furto e roubo de veículos, roubo, latrocínio e homicídio, estou confiante que fecharemos o ano com a diminuição dos índices criminais estabelecidos pela SSP [Secretaria de Segurança Pública]. Embora algumas cidades não tenham alcançado a diminuição dos índices, a maior parte delas obteve êxito”, pontua o comandante, que destaca o trabalho e empenho dos policiais como fatores contribuintes pela expectativa satisfatória.

ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA

- Evitar o porte de dinheiro em espécie;

- Não manter a senha junto com o cartão do banco, pois em caso de perda ou extravio facilita a ação de criminosos;

- Bolsas, sacolas, carteiras e demais objetos de valor devem estar à frente do corpo, jamais deixá-los com zíperes abertos e fora do campo de visão de quem os portar;

- Não andar manuseando o aparelho celular, caso seja necessário utilizá-lo, procure estar parado, preferencialmente, no interior de algum estabelecimento comercial;

- Não deixar objetos de valor ou que despertem a atenção de criminosos oportunistas no interior de veículos à mostra;

- Caso seja vítima de algum delito, jamais reagir. Procure observar características físicas, vestes e destino tomado pelo infrator, e, imediatamente, acione a Polícia Militar pelo 190.

Fonte: Polícia Militar

Publicidade

Veja também