Polícia Civil da região tem déficit de 448 agentes

Em Prudente, Gustavo Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, fala sobre os desafios enfrentados, que atingem o DNA da categoria: a investigação

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 25/10/2019
Horário 06:34
Jean Ramalho - Gustavo divide os déficits em três pilares: falta de funcionários, baixa na infraestrutura e baixos salários
Jean Ramalho - Gustavo divide os déficits em três pilares: falta de funcionários, baixa na infraestrutura e baixos salários

A região do Deinter-8 (Departamento da Polícia Judiciária-Oito), cuja sede fica em Presidente Prudente, conta hoje com um déficit de recursos humanos, isto é, policiais, que chega à falta de 448 agentes. O número é exposto pela ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), no qual o presidente à frente, Gustavo Mesquita Galvão Bueno, esteve ontem no município, para discutir justamente isso: os desafios diários enfrentados pelos delegados diante do quadro de “sucateamento” vivido pela Polícia Civil do Estado, o que, para ele, abre espaço “para uma maior articulação do crime organizado”.

Explicando melhor, ao ser questionado se tal fragilidade exposta pela categoria, devido ao “sucateamento”, impulsiona para que o crime organizado cresça, o presidente responde que sim. E para explicar melhor a situação, ele divide os déficits em três pilares: baixo número de funcionários, baixa na infraestrutura e baixos salários.

“A Polícia Civil enfrenta uma política de descaso há mais de duas décadas. E sem sombra de dúvidas isso gera uma maior articulação do crime organizado, que está instalado em altas esferas do poder. Fora que essa falta de estrutura e de homens também influência para uma sobrecarga de trabalho e, o mais problemático, à morosidade no DNA da Polícia Civil, que é a investigação”, completa Gustavo.

Na prática e após ouvir os delegados regionais sobre os principais desafios desse cenário, o presidente explana que, assim como em nível estadual, reflete na incapacidade física de atuar. “Mas é sempre bom lembrar que, mesmo com as baixas, existe uma excelência no trabalho efetuado, com operações policiais, que vem do amor pelo que faz”, frisa.

PROMESSA DE

MELHORA SALARIAL

A expectativa de uma melhora vem com a promessa feita pelo governador João Doria (PSDB), de colocar os policiais civis paulistas entre os mais bem pagos do país, com exceção do DF (Distrito Federal), ainda conforme o presidente. E tal anúncio dever ser feito pelo chefe do Executivo estadual no dia 31 deste mês, também, segundo Gustavo.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) foi apresentada às falas do representante da ADPESP e, sendo assim, convidada a falar sobre os posicionamentos e o cenário do policiamento. Contudo, até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi recebida.

Polícia Civil – Deinter-8

Função

Nº de cargos ocupados

Nº de cargos previstos em lei

Déficit

Delegado

99

134

-35

Escrivão

234

301

-67

Investigador

272

439

-167

Agente policial

149

281

-132

Agente de telecomunicações

28

40

-12

Papiloscopista

6

18

-12

Aux. Papiloscopista

15

38

-23

TOTAL

803

1251

-448

Fonte: ADPESP

Publicidade

Veja também