Pneu estourado retoma insegurança em ônibus

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/03/2018
Horário 10:56
WhatsApp | Usuário flagra estouro de pneu de ônibus da Prudente Urbano
WhatsApp | Usuário flagra estouro de pneu de ônibus da Prudente Urbano

Em Presidente Prudente, os incidentes que envolvem a empresa de transporte coletivo Prudente Urbano estão cada vez mais frequentes. Por meio do whatsapp, usuários insatisfeitos enviam à nossa equipe diversas denúncias sobre irregularidades nos veículos. Na manhã de ontem, recebemos a fotografia de um pneu estourado que afetou uma linha. Inseguros, prudentinos acreditam que melhorias deveriam ser feitas na frota.

De acordo com Renata Moço, advogada e porta-voz da Prudente Urbano, são diversas as circunstâncias que podem ter levado o pneu a estourar. Contudo, ela esclarece que a manutenção das rodas é feita de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde a mesma pode rodar com sulco de até 1,6 mm (milímetro). Para evitar problemas no transporte, acrescenta que os pneus são constantemente fiscalizados pela Semav (Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

Para a porta-voz da Prudente Urbano, os incidentes que envolvem ônibus da empresa estão em índices menores. Apesar disso, ela explica que quando ocorrem, os problemas são sanados rapidamente.

Para a aposentada Maria Eunice Barbosa de Sá, 65 anos, a insegurança em andar de ônibus continua, mesmo após a reforma dos veículos. Devido à frequência com que utiliza o transporte, sente-se incomodada pela falta de espaço nos lugares destinados aos idosos. “Não tem fiscalização”, expõe. Assim como a dona Maria, o aposentado Edmundo Santana da Silva, 68 anos, fica apreensivo ao entrar no coletivo porque precisa viajar em pé. Ele diz que é frequente encontrar motoristas que aceleram e freiam bruscamente.

Acostumada a usar o transporte para ir à fisioterapia, a dona de casa Eunice da Mata Santana, 66 anos, conta que ouve “barulhos estranhos” em uma linha quando o veículo está na subida. “Tem vez que o carro não aguenta e volta para pegar impulso”, explica. De acordo com a vendedora Luana de Oliveira, 25 anos, a empresa de transporte coletivo deveria investir mais na segurança dos usuários e deixar de lado mudanças, como a instalação de internet nos ônibus.

 

Falha na manutenção

Como noticiado por este diário, no começo da semana foi divulgado um laudo pericial sobre o acidente que envolveu a queda do eixo de um veículo da Prudente Urbano, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em fevereiro deste ano. De acordo com o documento, o incidente poderia ter sido evitado se o motorista tivesse relatado à empresa as evidências de algumas irregularidades no ônibus. Desta forma, a perícia aponta que a falha mecânica resultou na queda do eixo. A empresa optou por manter sigilo sobre as medidas posteriores tomadas.

Publicidade

Veja também