José Reis - Plantão da 402ª Zona Eleitoral ontem contou com aproximadamente 120 eleitores agendados

Foto: José Reis - Plantão da 402ª Zona Eleitoral ontem contou com aproximadamente 120 eleitores agendados

PARA REGULARIZAR

Plantões aos sábados ajudam eleitores pendentes

“Ação tem objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos sem disponibilidade no horário normal e incrementar dados biométricos coletados”, diz Justiça Eleitoral

  • 12/05/2019 05:00
  • GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local

Ontem, os cartórios da Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo funcionaram em regime de plantão, em atendimento das 8h às 13h, com o objetivo de cadastrar a biometria dos munícipes, mediante agendamento prévio na internet. “A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados”, informa a Justiça. Em Presidente Prudente, 50% do eleitorado está com a situação pendente.

Segundo a Justiça Eleitoral, o processo de cadastramento das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada dura 15 minutos, e aqueles que não regularizarem a situação terão o título cancelado. “As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano”. Na 402ª Zona Eleitoral, de acordo a chefe de cartório, Letícia Macoratti de Castilho, do total da cidade, aproximadamente 45 mil pessoas ainda devem buscar o serviço de biometria na unidade até o fim do ano. “As pessoas podem agendar via internet, telefone ou pessoalmente no cartório, é um procedimento rápido”.

Sobre a movimentação, que ontem contou com cerca de 120 agendamentos, ela informa que o último plantão foi mais movimentado e diz que a agenda das próximas ações já está fechada, de forma que é possível a população se programar.

A aposentada de 67 anos, Conceição Silva, esteve na 402ª Zona Eleitoral na manhã de ontem e afirmou que a oportunidade “facilitou a vida”. “Pedi para meu genro me trazer e por ser no sábado, foi bom para todos nós”. Já a revisora de montagem de 52 anos, Marilda Silva, afirma que mora em Prudente, mas trabalha em Regente Feijó, o que a impossibilita de buscar o serviço ao longo da semana. “Quero sempre estar em dia com minha situação eleitoral”.

Próximos sábados de plantão para o cadastramento

- 15 de junho
- 13 de julho
- 10 de agosto
- 21 de setembro
- 19 de outubro
- 9 de novembro
- 7 de dezembro

Fonte: 402ª Zona Eleitoral