Plantio de mudas em PP marca lançamento de parque ecológico

Mais de 500 árvores nativas foram inseridas em uma área pública de 96.271 m² na zona leste; local ainda receberá investimentos com pista de caminhada, cercamento e iluminação

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 16/07/2017
Horário 03:05
Marcio Oliveira, Área da zona leste prudentina, que será transformada em parque ecológico, já foi lixão
Marcio Oliveira, Área da zona leste prudentina, que será transformada em parque ecológico, já foi lixão

A Prefeitura de Presidente Prudente lançou ontem o projeto do Parque Ecológico da Zona Leste. Um plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas foi realizado em uma área pública de 96.271 metros quadrados, o qual beneficiará como ponto de lazer uma população estimada em 40 mil habitantes de bairros, como Vila e o Parque Furquim, Vila Marcondes, Jardim Itapura, Vila Luso, Parque Alvorada, entre outros. Autoridades municipais, vereadores da 17ª Legislatura, membros dos clubes de Rotary da cidade e região e a comunidade em geral acompanharam a ação.

Conforme o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), seu desejo é uma reformulação urbanística da cidade, a qual passa por várias ações sendo uma delas é que as áreas degradadas, especialmente esta que no passado foi um lixão, sejam recuperadas e devolvidas à população como um lugar de lazer.

“Esta seria a principal razão. Porque esta área não pode ter outra finalidade justamente por ter havido disposição de resíduos sólidos no local. No passado, eu como promotor de Justiça consegui que fosse feito um plantio nesta mesma área. Poucas venceram o vandalismo, queimadas... Mas, agora creio que seja diferente, pois as pessoas estão mais conscientes da necessidade de mais áreas verdes na cidade”, ressalta o chefe do Executivo.

Nelson Bugalho salienta a importante parceria dos Rotarys que inclusive se comprometeram em auxiliar nos cuidados do local. “Já denominamos essa área como um parque ecológico, não no sentido de uma unidade de conservação, mas de ser um lugar especial, específico para o lazer da comunidade ao seu redor. Ao longo do tempo desenvolveremos outras ações, como pista de caminhada, cercamento, iluminação, dando-lhe mais vida”, pontua o prefeito.

Claudio Mura, 72 anos, presidente do Rotary Presidente Prudente, um dos nove da cidade, destacou que dentre várias, uma das preocupações dos rotarianos é com a saúde e o meio ambiente. Todos os anos é eleita uma nova diretoria qual tem sua meta de gestão, e o novo presidente do Rotary Internacional, o austríaco Ian Riseley lançou um desafio: que cada associado dos Rotary Clubs de todo o mundo façam a diferença plantando uma árvore até o Dia Internacional da Terra, em 22 de abril de 2018.

 

Mais verde

Segundo Wilson Portella Rodrigues, secretário municipal de Meio Ambiente, foram plantadas ontem, mudas de oiti, ipê, aroeira salsa, aroeira pimenta, sangra d’água, pitanga, pau d’alho, manguba, magnólia, ibauba, tipo ana e árvore da China. “Futuramente teremos um belo parque aqui”, afirmou o secretário.

 

Publicidade

Veja também