Plantio cresce 42,85% e Prudente chega a 300 mil árvores

Conforme Semea, plantio é diário e, incluindo compensações ambientais de empresas, totaliza 70 mil novas mudas no solo; meta é chegar a 80 mil unidades plantadas até o fim do ano

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 21/09/2018
Horário 04:01
José Reis - Horto Municipal de Prudente conta com 30 mil mudas de plantas
José Reis - Horto Municipal de Prudente conta com 30 mil mudas de plantas

Hoje é o Dia da Árvore. Pensando no cultivo das espécies em Presidente Prudente, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) desenvolve, desde 2014, o Programa de Arborização Urbana Prudente Mais Verde. Este, ao lado de iniciativas privadas, é responsável pelo plantio de 300 mil espécies que compõem os espaços da cidade atualmente - 90 mil a mais que a mesma época em 2017, quando registrava 210 mil árvores, ou seja, obteve crescimento de 42,85%. Segundo o secretário da pasta, Wilson Portella Rodrigues, o plantio é diário e, incluindo compensações ambientais de empresas, totaliza aproximadamente 70 mil novas mudas no solo. A meta, conforme ele, é chegar a 80 mil até o fim do ano.

Para incentivar a evolução da arborização local, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea, estende até dia 1º de outubro a Semana da Árvore. A programação especial envolve plantios escolares, visitas ao Horto Florestal e recreações com o projeto Domingo no Parque. A iniciativa se encerra com a premiação do concurso de fotografia “Árvores da Cidade”, no Centro Cultural Matarazzo. De acordo com Portella, ao lado do plantio, a semana visa aproximar a comunidade da natureza e, com isso, estimular a participação na construção de um município mais benéfico ao convívio social.

“Cuidar de árvores é cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e, principalmente das novas gerações. A natureza, no geral, só acrescenta no combate a problemas como poluição, situações climáticas e auxilia na preservação da fauna, serve de alimento e casa para muitos animais”, explica Portella.

Acidente ambiental

Como já noticiado por este diário, no meio deste ano os prudentinos foram surpreendidos com um incêndio. Tragédia que destruiu 5 mil metros quadrados de uma área de preservação ambiental que abrigava 1,4 mil árvores. O objetivo do espaço era a criação do Bosque do Centenário, em homenagem aos 100 anos de Prudente. Na ocasião, Portella revelou ter observado certo “descuido” dos cidadãos em relação às áreas verdes e esperava a participação da sociedade na recuperação da natureza perdida. Hoje, o secretário ainda mantém sua opinião sobre a falta de conscientização dos prudentinos, entretanto, a reconstrução do espaço já começou a dar os primeiros passos.

“Estamos monitorando a recuperação das árvores, acertando novos locais de plantio e avaliando em quais casos a replantação será necessária. Porém, a ideia é recuperar o máximo possível das árvores já existentes e realizar manutenções constantes para que sobrevivam”, pontua o secretário.

Cultivo gratuito

Oitis, ipês e magnólias são algumas das espécies mais procuradas pela população no Horto Municipal, segundo Portella. O estabelecimento conta com 30 mil mudas de diversas espécies, com a principal finalidade de reflorestar calçadas e espaços desarborizados. Em razão disso, fornece para a população a oportunidade de cultivo. “Até que a procura tem sido grande, nos últimos 10 meses, 3.745 pessoas retiraram mudas para plantar nas residências. Temos um limite máximo de duas plantas por pessoa, mas, aos poucos, faz a diferença no ar e na beleza da cidade”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO

Hoje: Plantio e doação de mudas, às 8h30, no Rotary – Lions Internacional de Prudente e plantio no Parque da Zona Leste;

Amanhã: Plantio na Vila Operária com a comunidade às 8h30;

Domingo: Plantio com a Ordem Demolay na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Valini Paschoalin seguida de atividades recreativas com Domingo no Parque, às 9h;

25/09: Visita da Escola Estadual Joel Antônio de Lima Genésio ao Horto Municipal às 13h30;

1º/10: Premiação do concurso fotográfico “Árvores da Cidade” no Centro Cultural Matarazzo às 19h30.

SERVIÇO

A retirada de mudas pode ser realizada no Horto Municipal das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Rua Altair de Senna, 730, Jardim Jequitibás, em Presidente Prudente. Para outras informações, basta ligar no 3907-1660.

NÚMEROS

210 mil

árvores foram plantadas até setembro de 2017

300 mil

é a quantidade atual de árvores em Prudente

90 mil

é o crescimento de árvores no período de 1 ano

Publicidade

Veja também