Plano Municipal será discutido em conferência

Projeto contém atualmente 20 metas a serem cumpridas, além de aproximadamente 300 estratégias específicas para que possam ser executadas

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/03/2019
Horário 05:28
André Esteves - Yoshie Ussami é coordenadora do fórum e professora da FCT/Unesp
André Esteves - Yoshie Ussami é coordenadora do fórum e professora da FCT/Unesp

Hoje será realizada a 2ª Conferência Municipal de Educação: revisando o PME (Plano Municipal de Educação). O evento terá por objetivo avaliar e monitorar a implementação do Plano Municipal de Educação de Presidente Prudente, aprovado pela Lei nº. 8962, de 9 de outubro de 2015. Como parte desse trabalho, os membros do Fórum Municipal de Educação de Prudente, responsáveis pela conferência, estudaram, discutiram e organizaram notas técnicas relacionadas às metas e estratégias do PME que serão avaliadas e deliberadas no evento. O plano atualmente contém 20 metas a serem cumpridas, além de aproximadamente 300 estratégias específicas para que possam ser executadas.

De acordo com a coordenadora do fórum e professora da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Yoshie Ussami Ferrari Leite, 70, o fórum atualmente é constituído por aproximadamente 24 representantes da sociedade civil ou de instituições, que têm por objetivo refletir sobre os problemas da educação do município nas subcomissões: educação infantil, fundamental, médio e superior, independente de serem municipais, estaduais ou privadas.

A coordenadora relata que a primeira Conferência Municipal de Educação foi realizada em 2017 e os membros se deram conta de que haviam especificações no PME que não representavam as realidades do município. “Então de 2017 até 2019 nós dividimos o fórum em subcomissões e cada uma analisou devidamente às metas e as estratégias para que possamos adequar melhor àquilo que foi aprovado como Plano Municipal de Educação em 2015. O resultado desse trabalho foi transformado em notas técnicas que foram encaminhadas para o próprio Fórum Municipal e será debatida nessa conferência que tem um caráter de audiência”.

Prioridade

A conferência é constituída pelo Fórum Municipal de Educação de Prudente, que tem como prioridade na lei de criação, acompanhar o andamento do PME, promulgado por legislação, que tem duração de 10 anos. O evento também conta com apoio da Prefeitura de Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), da Diretoria de Ensino e do Conselho Municipal de Educação, além de instituições de ensino superior e do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Prudente e Região).

Como público, o evento busca atingir representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como segmentos educacionais, setores sociais, conselhos, entidades que atuam na área de educação e outros profissionais e munícipes interessados em contribuir para a melhoria da educação prudentina. A plenária será composta por todos os participantes do evento, a qual organizará um documento final que será encaminhado ao Executivo e, posteriormente, à Câmara Municipal. Após o processo de aprovação na Casa de Leis, as ementas serão incorporadas ao Plano Municipal de Educação.

Serviço

As vagas são limitadas, mas os interessados podem ir até o local e se inscreverem dentro do limite e tamanho das salas (subcomissões). A 2ª Conferência Municipal de Educação ocorre na Diretoria de Ensino de Prudente, situada na Avenida Manoel Goulart, 2651, no Jardim Santa Helena. É possível obter mais informações no site da Prefeitura, pelo endereço: www.presidenteprudente.sp.gov.br.

Programação

7h30 - Credenciamento

8h15 - Abertura solene

9h - Grupos de trabalho

12h - Almoço

13h30 - Plenária Final

17h - Encerramento

Publicidade

Veja também