Pirapozinho pleiteia título de Município de Interesse Turístico

Cidade visa garantir repasses específicos pelo governo do Estado para desenvolvimento de ações neste setor

REGIÃO - Da Redação

Data 19/07/2018
Horário 19:08
Arquivo - Entre os eventos turísticos realizados na cidade está Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho)
Arquivo - Entre os eventos turísticos realizados na cidade está Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho)

Representantes da Prefeitura e Câmara de Pirapozinho estiveram na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira, para apresentação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Pirapozinho. A cidade pretende a classificação como MIT (Município de Interesse Turístico), para tanto apresenta o estudo de demanda e inventários conforme a Lei Complementar 1.261/2015, que estabelece os requisitos necessários para essa classificação.

Desta maneira, por meio do Projeto de Lei 340, de 2018, de autoria do deputado Estadual, Ed Thomas (PSB) esse plano segue para aprovação na Alesp. “Com isso, Pirapozinho poderá receber recursos do governo do Estado para serem investidos nas ações inseridas no plano destinadas exclusivamente ao setor de turismo”, afirma o prefeito Orlando Padovan (DEM). Ainda segundo Padovan, o Plano de Desenvolvimento Turístico de Pirapozinho foi elaborado pelo município em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista – campus de Rosana) e a Fepisa (Fundação de Ensino e Pesquisa de Ilha Solteira), com o acompanhamento da Gerência de Turismo e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “É importante salientar que Pirapozinho já está inserido no Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro, pertencendo a Região Turística Pontal Paulista – Categoria D”, finaliza.

Entre os eventos turísticos realizados na cidade está Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), que este ano chegou em sua 30ª edição. Para a montagem da tradicional fogueira, são utilizadas mais de mil peças de madeira selecionadas, de vários tamanhos, cabos de aço para sustentação, maquinários e mão de obra humana de mais de 25 pessoas para sua montagem. A festa conta com shows musicais, a celebração ao padroeiro da cidade, São João Batista, e ocorre no Parque do Povo de Pirapozinho, com decoração especial, barracas típicas e parque de diversões. Neste ano, a praça de alimentação foi composta por cerca de 50 barracas de comidas e bebidas, sendo algumas beneficentes a entidades assistenciais.

Publicidade

Veja também