Pilotos de motocross voam baixo em Epitácio

Pela primeira vez, neste sábado e domingo, o Parque O Figueiral será palco, ou melhor, pista, de uma aventura radical do Circuito Interior Paulista

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 05/10/2019
Horário 05:44
 Divulgação / Fábio Yamamoto - Gabriel Montagner será uma das atrações do evento de motocross na pista do O Figueiral
Divulgação / Fábio Yamamoto - Gabriel Montagner será uma das atrações do evento de motocross na pista do O Figueiral

Pela primeira vez, hoje e amanhã, o Parque O Figueiral, em Presidente Epitácio, será palco, ou melhor, pista, de uma aventura radical. O Cipam (Circuito Interior Paulista de Motocross) 3ª Etapa Temporada 2019, conta com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal da estância turística, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e terá a locução de Kareca Ferro. Pilotos vão voar baixo em várias categorias: MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, Intermediaria, Nacional 230, Nacional 4 Tempos, Nacional Força Livre, Infantil, Juvenil, MX Gold. Hoje, às 14h30 e, às 10h de amanhã, tem treino. A corrida é neste domingo, a partir das 12h30.

Aos interessados, o local conta com banheiros e duchas, som, caminhão pipa, socorristas, ambulância.

Piloto de motocross entre 2001 e 2010, o organizador do evento Marcelo Luis Roncada, 48 anos, morador de Ibitinga (SP), diz que acredita que a movimentação será bem legal em Epitácio, pois já recebeu telefonemas de muitos pilotos do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, entre outros interessados.

Segundo Marcelo, o grande momento de adrenalina total em uma corrida de motocross é a largada, principalmente quando tem muitas motos no gate. “O piloto tem que ter bastante habilidade para conseguir manter a moto no chão, porque a largada é um arranque violento”. Tanto que hoje existem várias motos que possuem um “limitador de largada” em que o piloto prende a suspensão dianteira deixando a frente dela socada no chão.

“A hora que ele acelera para largar, esse dispositivo varia até chegar na curva, e quando ele dá a primeira freada, solta a suspensão na frente e aí a moto pode empinar.  Com essa técnica, o cara enrola o cabo e ela não empina. Então quem tiver esse dispositivo em Epitácio se dará bem, porque a largada é de subida e já influencia a moto empinar naturalmente”, ressalta Marcelo.

JOVENS CAMPEÕES

ESTARÃO NA PISTA

O organizador menciona que o evento contará com a participação dentre vários, de dois prodígios da modalidade de auto velocidade. Um deles é o campeão brasileiro do ano passado, Gabriel Montagner, de Araraquara (SP), 21 anos, que acompanha o circuito e, na primeira etapa de 2019, em Sales Oliveira, correu com três motos diferentes, nacional 230, 250 e 450 importada, e ganhou cinco categorias. E o tetra campeão do evento, Murilinho, também de Araraquara, que começou a correr aos 8 anos. Em Epitácio, do 1º ao 10º colocado serão premiados com troféus.

Serviço

Mais informações sobre inscrições, que custam a primeira R$ 70 e a segunda R$ 30, da terceira para frente é grátis, e como participar da 3ª Etapa Temporada 2019 do Circuito Interior Paulista de Motocross, basta entrar em contato com Marcelo pelo número (16) 99606-6834.

 

 

 

Publicidade

Veja também