Pesqueiros esperam aumento de até 50% no movimento

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 16/02/2018
Horário 13:20
José Reis, Estabelecimentos aguardam maior fluxo de pessoas na Semana Santa
José Reis, Estabelecimentos aguardam maior fluxo de pessoas na Semana Santa

Em época que antecede a Páscoa, popularmente conhecida como o período de quaresma, religiosamente falando o consumo de carne bovina fica escasso, por parte de quem segue a tradição, dando espaço à venda demasiada de peixes. Em vista de um cenário sazonal como esse, pesqueiros que atuam em Presidente Prudente esperam que a movimentação seja de até 50% a mais que nos dias comuns, mesmo que não atinja o período todo. Contudo, esse é o pensamento positivo, dito por eles, de quem prospectam uma melhora, mas, no fundo, encara uma ocasião com quedas.

Principalmente ser for comparado com anos anteriores. No caso do Pesqueiro Lago Azul, Antônio Lanza Gasquez, proprietário, não se intimida ao usar o termo “a coisa tá feia”. À reportagem, ele dita que não sabe entender o porquê disso, mas a baixa na movimentação é constante. Estou há 19 anos trabalhando nesse ramo e posso dizer que 2017 foi o pior ano de serviço”, completa. E com isso, ele analisa e dá o exemplo do não cumprimento da expectativa para o final do ano passado, para dizer que não acredita que será um período bom.

Por outro lado, ele não deixa de salientar que sextas-feiras e domingos possuem uma movimentação melhor, principalmente no caso da Sexta-feira Santa, na semana que antecede a Páscoa. Durante esse período, um aumento de 30 a 40% é esperado. E na tentativa de melhorar e buscar mais clientes, ele diz que uma das alternativas usadas foi o início da operação e recebimento com cartões dos clientes, o que antes não acontecia.

Já no Pesqueiro Dinho Peixes, que já atua há um ano na cidade, o proprietário Haroldo Takahashi também possui estratégias para melhorar a situação. “Nessa época, o estabelecimento prioriza o cardápio da casa”, em vista de fornecer uma alimentação mais variada, com o peixe como prato principal, já que a quaresma exige isso, revela Haroldo. Há um ano atuando no ramo, ele ainda conseguiu pegar o feriado do ano passado e diz que aposta em algo próximo a 50% de aumento na movimentação.

Mesma porcentagem trabalhada pelo Pesqueiro Zói D’água, mas isso ao levar em conta a última semana da quaresma. Assim como Antônio, o gerente do estabelecimento, Pablo Henrique Amaral e Silva, aponta que a procura está bem devagar, já que geralmente a tendência era aumentar, mesmo que no começo do período. “A gente vai sentir mais agora no primeiro final de semana, com uma expectativa boa, mas não podemos deixar de dizer que está fraco. Não conseguimos nem apostar se realmente vai melhorar ou não”, argumenta.

Mas já que as vésperas da Sexta-feira Santa são os dias de melhor pico, nesse tempo é o momento para vender o peixe, literalmente falando. Para isso, Pablo fala que tenta deixar mais espécies nos aquários. E na parte de alimentação, também aposta nas variações dos preparos do alimento. “A gente tenta cativar, mas o tempo vai passando e cada vez vai ficando mais difícil. A tradição de realmente seguir a quaresma não é mais como antes”, finaliza.

 

SAIBA MAIS

A quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã, que é celebrado por algumas igrejas cristãs. A temporada é sempre iniciada na Quarta-feira de Cinza, pós-carnaval, e termina na quinta-feira da Semana Santa. Em 2018, esse tempo é compreendido entre os dias 14 de fevereiro e 29 de março.

Publicidade

Veja também