Perspectivas 2020

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 07/12/2019
Horário 04:13

As perspectivas para 2020 são desenhadas por especialistas frente a indicadores econômicos como o PIB (Produto Interno Bruto), geração de empregos, aumento do poder aquisitivo da população, inflação, câmbio do dólar, relacionamento internacional e as reformas como a política e tributária que estão por vir.

Segundo artigo publicado no Estadão, de Agostinho Celso Pascalicchio, 27 de novembro, as projeções para o crescimento do PIB em 2020 é o dobro de 2019, estamos falando de algo em torno de 2%. Espera-se que o desemprego tenha uma ligeira redução já que o crescimento também não é significativo. A renda da população aponta para um leve crescimento. A taxa de juros pode vir a cair, estimulando a produção.

No cenário internacional, há diversas incertezas e a guerra comercial entre Estados Unidos e China continuará - a que tudo indica - tensa. Isto não quer dizer que este conflito é necessariamente ruim para o Brasil, isso depende! Por exemplo, o aumento do dólar favorece a exportação para o Brasil, por outro lado se houver sobretaxa no aço nacional, o país terá prejuízo.

A perspectiva para 2020 é de grandes oportunidades para aqueles dispostos a conhecer ainda melhor seus clientes, inovar e planejar

Os desafios para 2020 são evidentes e podem parecer pouco promissores, mas não é! O ambiente oferece grandes oportunidades: 2% de crescimento no PIB é algo em torno de R$ 140 bilhões. A geração de riquezas (PIB) está na faixa de trilhões no nosso país, quando desdobramos isto para os Estados e municípios, as cifras continuam parrudas. Estes trilhões de reais serão movimentados das mais diversas formas e as empresas precisam estar prontas para captar parte destes recursos para geração de lucro, emprego e impostos.

Para captar tais recursos e lucrar, Philipp Kottler tem a dica principal: “Lucro é subproduto das coisas bem feitas”. Ou seja, o lucro é uma consequência direta do foco no cliente e produtos e serviços de qualidade. Portanto, a perspectiva para 2020 é de grandes oportunidades para aqueles dispostos a conhecer ainda melhor seus clientes, inovar, planejar e melhorar sempre.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também