Período eleitoral trava aplicação de Plano Diretor de Turismo

Embora ações municipais voltadas ao setor já estejam definidas em documento, pleito dificultou investida da municipalidade junto a esferas superiores

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 06/10/2018
Horário 08:39

Por muito tempo, o setor turístico de Presidente Prudente ficou “refém” da ausência do Plano Diretor de Turismo, o que impediu até mesmo que a cidade conquistasse o título de MIT (Município de Interesse Turístico), por meio do qual teria acesso a recursos na ordem de R$ 550 mil anuais para investimentos de infraestrutura e fortalecimento de suas atividades econômicas. Após dois anos voltados à execução do trabalho, a Prefeitura encaminhou o documento ao Legislativo, que o aprovou em março deste ano. Passados quase sete meses, poucos avanços ainda podem ser sentidos, uma vez que o período eleitoral “travou” a investida da municipalidade junto a estâncias superiores. No entanto, a expectativa é que o cenário mude já no fim deste ano ou início do ano que vem.

O titular da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Adauto Lúcio Cardoso, aponta que Prudente encontra-se atrasada quando o assunto é infraestrutura turística, considerando que a mobilização para confeccionar o Plano Diretor tardou a ocorrer. Segundo ele, caso o planejamento estratégico fosse feito antes, o município já poderia ter obtido o MIT e avançado no fomento ao setor. Como exemplo, cita Presidente Epitácio, onde as ações municipais voltadas ao turismo transformaram a cidade em estância turística, o que lhe garante repasses superiores a R$ 1 milhão. “Nesse intervalo de tempo, tantos municípios menores andaram, enquanto Prudente ficou para trás”, comenta.

O secretário destaca ainda a necessidade de fortalecer a rede de prestação de serviços. A seu ver, não adianta ampliar a infraestrutura que a cidade dispõe se não houver a capacitação dos profissionais que atuam nela e a qualificação dos serviços que a compõem. “Vejo que Epitácio promove cursos voltados aos setores de gastronomia e hotelaria, ensinando como atender e se relacionar com os clientes. Iniciativas como essa atraem o turista e o incentivam a voltar”, expõe. Ele pondera que, apesar disso, Prudente já está “encaminhada” e, terminado o ano eleitoral, deve evoluir no cumprimento das diretrizes previstas no documento.

O diretor de Infraestrutura Turística da pasta, Gustavo Oliveira, explica que, agora, todo projeto encaminhado para os governos estadual e federal será amparado pelo Plano Diretor, com a devida anuência do Conselho Municipal de Turismo, o que facilitará a obtenção de verbas. O documento traça como diretivas o fomento à criação e realização de eventos; captação de recursos para o desenvolvimento do turismo; capacitação dos trabalhadores deste segmento; elaboração do Plano de Comunicação e Marketing; melhoria da infraestrutura de equipamentos turísticos; e aprimoramento da gestão de turismo.

Processo de execução

Tais diretrizes foram definidas após uma pesquisa de demanda, equivalente a um estudo de público-alvo para a iniciativa privada, cujos dados preliminares foram reunidos no Relatório de Inventário Turístico, que consiste em um levantamento de tudo o que o município oferece a possíveis turistas, como atrativos (veja box) e hotéis. Gustavo relata que, durante os trabalhos, foram obtidas informações que a própria municipalidade desconhecia, como a relação entre o Complexo Turístico Cidade da Criança e o Prudenshopping. “Perguntamos aos turistas qual era a primeira coisa que vinha à cabeça ao pensarem em Prudente, sendo que o Prudenshopping foi a principal resposta, o que já era esperado. No entanto, não contávamos que a grande maioria que passa por lá inclui a Cidade da Criança em seu itinerário”, comenta.

A força do comércio também chamou a atenção da Setur. Apesar de a pasta saber que os supermercados locais atraem compradores de cidades vizinhas, como Álvares Machado e Pirapozinho, ficou surpreendida ao notar que municípios mais distantes também recorrem aos estabelecimentos prudentinos. “São justamente esses pontos que nos permitem conhecer melhor a cidade e, a partir disso, elaborar ações municipais voltadas ao fomento do turismo”, considera.

SAIBA MAIS

CADASTUR

Uma vez que a categorização dos estabelecimentos pesa na hora de verificar a potencialidade turística do município, a Setur incentiva o cadastramento das empresas no Cadastur, o qual permite que participem de ações do Ministério do Turismo, como cursos de capacitação e financiamentos via bancos federais. Os interessados em realizar o procedimento devem procurar a sede da Setur, que funciona no Parque Ecológico Cidade da Criança, no km 561 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

ATRATIVOS TURÍSTICOS DE PRUDENTE

- Balneário da Amizade;

- Teatro Universitário César Cava;

- Parque do Povo;

- Centro Cultural Matarazzo;

- Complexo Turístico Cidade da Criança;

- Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas;

- Catedral de São Sebastião;

- Prudenshopping;

- Parque Shopping Prudente;

- Teatro Paulo Roberto Lisboa;

- Biblioteca Municipal;

- Teatro Nove de Julho;

- Teatro Municipal Procópio Ferreira;

- Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia);

- Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto;

- Oficina Cultural Timochenco Wehbi;

- Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes;

- IBC (Instituto Brasileiro do Café).

Fonte: Relatório de Inventário Turístico

Publicidade

Veja também