Peregrinos preparam caminhada até a festa de Santo Expedito

A oração é a companhia perfeita dos romeiros que se permitem a um encontro pessoal com Deus durante quilômetros e quilômetros a pé

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 13/04/2018
Horário 09:06
Cedida - Centenas de devotos percorrem, a pé, 100 quilômetros de Caiuá até Santo Expedito
Cedida - Centenas de devotos percorrem, a pé, 100 quilômetros de Caiuá até Santo Expedito

Na terra batida, debaixo de sol, com a poeira cobrindo seus rostos, homens, mulheres e crianças de todas as idades, a passos lentos são guiados pelo poder da fé rumo ao município de Santo Expedito, para celebrarem o dia do seu padroeiro, em 19 de abril! A oração é a companhia perfeita desses peregrinos que tomados pela esperança se permitem a um encontro pessoal com Deus. Os romeiros só param para momentos de preces em conjunto. Vários e distintos são os motivos das pessoas que ali chegam. Um pedido especial para conseguir passar por um momento de dor, adversidade, calamidade ou agradecer por uma graça recebida. A crença, a fé no poder da “intercessão” do santo junto a Jesus Cristo move devotos de todas as partes que caminham quilômetros e quilômetros a pé, como os tradicionais grupos Os Peregrinos de Caiuá, e Caminhada de Fé, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente.

Em 2010, o funcionário público estadual, Francisco Angelo de Sousa, 54 anos, e mais quatro pessoas dava início a um movimento de fé que não para de crescer. Segundo ele, nos três últimos anos o grupo já atingiu a marca de 100 peregrinos, número que esperam superar neste 2018.  Ele conta que tudo começou quando em 2006, ao retornar da peregrinação que fez pelo Caminho da Fé, de Água da Prata até Aparecida do Norte sentiu uma vontade grande de criar esse caminho de Caiuá a Santo Expedito.

“Graças a Deus está se tornando um roteiro turístico religioso. Cumprindo com o objetivo de ser uma caminhada, peregrinação de fé onde as pessoas são convidadas a fazer um retiro espiritual, que durante três dias deixam de lado a televisão, o rádio e se dão um tempo a refletir e meditar em como e o que somos, qual nosso papel na comunidade em que vivemos, o que podemos fazer para melhorar como pessoa em casa, no trabalho... fechar um pouco nossos ouvidos para o mundo e abrir o nosso coração para Deus!”, exclama o idealizador da peregrinação de Caiuá.

 

Crianças e adultos

Conforme Francisco, desde que consiga caminhar bem, que não tenha problema de saúde que possa ser alterado, até mesmo as crianças acompanhadas de seus pais podem participar. “Estamos com as inscrições abertas ainda e quem sentir no coração o desejo de se juntar a nós, participar conosco desse ato de fé, será um prazer recebê-los. Vivemos em um mundo com tantas coisas ruins sendo divulgadas, então, por meio deste jornal queremos oferecer coisas boas também, que é a divulgação e o convite da nossa caminhada”, acentua Francisco.

 

Trajeto

De acordo com Francisco, de Caiuá a Santo Expedito são percorridos 100 quilômetros por sítios, fazendas e outras cidades, porém, algumas pessoas vêm de Presidente Epitácio, então estas caminham 15 km a mais. O grupo sai de Caiuá às 6h, desta segunda-feira, 16, passa em Presidente Venceslau onde almoçam por volta de meio-dia e terminam o primeiro dia em Piquerobi, onde passam a noite no Ginásio de Esportes.

No segundo dia, rumam até Ribeirão dos Índios, onde almoçam, também por volta de meio-dia. Em seguida caminham até o sítio Nossa Senhora Aparecida que fica na divisa com Emilianópolis, e lá pernoitam.

No terceiro dia saem da fazenda e caminham até a paróquia de Emilianópolis onde tomam café da manhã e saem em caminhada novamente com destino a Santo Expedito e chegam por volta das 15h, do dia 18. E como objetivo concreto, assumem depois de três dias de caminhada, a cozinha do santuário ajudando a comunidade em tudo que ela precisar no preparativo para a grande festa de Santo Expedito, no dia 19.

“Lembrando que durante esses três dias de peregrinação, temos todo apoio estrutural, banheiros químicos, água, etc. Nos três dias é meditada a Via Sacra, são ministradas pelo menos duas palestras diariamente, e ao final de cada um são celebradas missas com a participação dos padres locais nessa nossa caminhada de fé”, destaca Francisco.

 

De um para centenas

Por conta do Dia de Santo Expedito ser na quinta-feira, o grupo da Maristela seguirá para a cidade no dia 20, com saída do posto Prudentão em Álvares Machado, na Estrada da Amizade. No dia 15, às 19h30, será celebrada a missa de envio do grupo na Maristela, e na terça, dia 17, terá a espiritualidade para a caminhada para os participantes, no salão paroquial.

Ricardo Guinossi Amaral Gurgel, 44 anos, corretor de imóveis, é o responsável pelo início da Caminhada de Fé de Santo Expedito, da Maristela. Isso lá em 2001 quando ele fez o percurso de 33 quilômetros sozinho para pagar um pedido que fizera e havia conquistado. Daí em diante, nos anos seguintes, amigos ficaram sabendo e lhe perguntaram o por que.

“Quando contei o motivo disseram que queriam ir comigo. E assim foi aumentando, um falando para o outro e este ano já estamos com aproximadamente 200 pessoas inscritas, não só de Prudente, mas de outras cidades vizinhas e até de Campinas e Suzano. Recordo-me como se fosse hoje da família que encontrei da primeira vez que estava pagando uma promessa”, recorda o corretor.

Ricardo menciona que embora ali um ao lado do outro, existem momentos únicos de cada um durante a caminhada. À noite, por exemplo, poder se colocar como se estivesse no deserto como Cristo esteve é maravilhoso.

“Às vezes vem a vontade de chorar, de rir, de cantar louvores. Costumamos andar em duplas, de repente um vai ajudando o outro, sabe? Passa a ser um momento de evangelização, de conhecimento e a construção de novas amizades. À meia-noite e às 3h da madrugada rezamos um terço. Cada um tem seu momento de chegada. Às 7h lá temos a bênção do padre quando fazemos a doação do tijolinho da construção do santuário. A camiseta que cada um adquiriu [já acabaram] por exemplo, já é parte dessa ajuda.

Dando todo o suporte aos peregrinos, no percurso dos 33 quilômetros, a equipe de apoio, os Anjos do Asfalto, acompanha os devotos da Caminhada de Fé de Santo Expedito.

 

Serviço

As inscrições para os interessados em se unir ao grupo Os Peregrinos de Caiuá basta entrar em contato pelo número (18) 9 8150-5129, ou em Presidente Venceslau, procurar a secretaria da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Para mais informações com o grupo Caminhada de Fé de Santo Expedito contate Ivone pelo (18) 99749-4260 ou Marcos pelo número 99652-1347.

Publicidade

Veja também