Pequenas atitudes devem ser estimuladas para mundo mais gentil

EDITORIAL -

Data 13/11/2019
Horário 04:03

Hoje, 13 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Gentileza, data estabelecida com o objetivo de disseminar este conceito pelo planeta e, com isso, contribuir para a promoção de um mundo mais gentil. Embora tenham escolhido um dia do calendário para destacar a importância desta atitude, a gentileza é um comportamento que deve ser exercitado todos os dias, sem olhar a quem e sem visar a quê. E, para fomentá-lo, as condutas podem ser diversas.

Ao sair de casa pela manhã, não custa nada desejar um bom-dia para quem estiver cruzando o seu caminho. Ao cumprimentá-lo, você cria um elo de simpatia com o outro, mesmo que este seja um completo desconhecido, além de mostrar que você o enxerga. Uma simples saudação pode tornar o dia de alguém mais agradável e feliz. Se estiver dirigindo um carro ou uma moto e notar que alguém aguarda uma brecha para atravessar a faixa de pedestre, o ato de parar o veículo e dar licença para a pessoa passar é uma atitude gentil, bem como cidadã.

Seja dentro do veículo, seja a pé, é muito importante ser consciente quanto ao descarte do próprio lixo. Ao invés de jogá-lo em qualquer espaço, não é incômodo algum guardar a embalagem ou entulho dentro do bolso ou em algum espaço do carro e, ao chegar em casa, colocá-lo no lixo. Se, pelo contrário, estiver andando pela rua e encontrar algum lixo ao caminhar, o ato de recolhê-lo e fazer a destinação correta também contribui para a construção de uma sociedade mais gentil.

Todo mundo vai envelhecer um dia, então por que não ser gentil com quem está vivendo essa experiência hoje? Ao encontrar um idoso com dificuldades para se locomover ou realizar alguma tarefa do dia a dia, a oferta de ajuda é essencial. Quando houver algum desentendimento num grupo de amigos ou dentro do próprio ambiente familiar, reconhecer a necessidade de pedir desculpas, além de gentil, também é uma atitude saudável, oportunizando a dissolução de desentendimentos e a possibilidade de seguir em frente, sem rancores.

Parece que não, mas ser gentil é mais simples do que a gente imagina e a, partir de comportamentos tão singelos como esses, é possível moldar um mundo mais harmônico e empático, além de encorajar que outros ajam da mesma forma (afinal, gentileza gera gentileza). E aí, já elogiou o trabalho de alguém hoje?

Publicidade

Veja também