Penitenciárias da região flagram visitantes com objetos ilícitos durante revista

Materiais estavam na posse de familiares de sentenciados em dias de visitação em quatro unidades prisionais subordinadas à Croeste

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 15/10/2019
Horário 16:16
SAP - Na penitenciária de Flórida Paulista, mulher é flagrada com aparelho celular
SAP - Na penitenciária de Flórida Paulista, mulher é flagrada com aparelho celular

No sábado e domingo, quatro unidades prisionais da região subordinadas à Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barradas durante os procedimentos de revista. Os casos ocorreram em Flórida Paulista, Irapuru, Martinópolis e Presidente Bernardes.

De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais, podendo ainda ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.


PENITENCIÁRIA DE MARTINÓPOLIS

Com um invólucro inserido na genitália, a companheira de um sentenciado tentou adentrar a unidade, no sábado, mas foi flagrada pelas imagens do scanner corporal durante os procedimentos de revista. Dentro do objeto havia substância com características de pasta base de “cocaína” e a Polícia Militar foi acionada, conduzindo a mulher e o material à delegacia. Já o sentenciado envolvido responderá a Procedimento de Infração Disciplinar.

 

PENITENCIÁRIA DE FLÓRIDA PAULISTA

Também no sábado, a companheira de um sentenciado tentou driblar a segurança da unidade prisional e entrar no local com um micro aparelho celular (sem chip e sem bateria) inserido nas partes íntimas, mas foi flagrada durante os procedimentos de revista e confessou o fato, como também que portava documentos falsos e se utilizava de outro nome, não do verdadeiro. A Polícia Civil foi acionada e conduziu a mulher e o objeto à delegacia para elaboração de boletim de ocorrência e demais providências pertinentes. A autora da ação foi suspensa do rol de visitas e foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos detentos envolvidos.

 

PENITENCIÁRIA DE IRAPURU

A mãe de um sentenciado foi flagrada com um micro aparelho celular inserido no órgão genital, o que foi descoberto durante passagem pelo scanner corporal, neste último sábado. Logo após, a mulher se dirigiu até o banheiro feminino acompanhada por duas agentes de segurança e tentou retirar o invólucro, porém, não obteve êxito e precisou ser encaminhada à santa casa, devidamente escoltada pela Polícia Militar. Com auxílio médico, conseguiu retirar o invólucro do órgão genital. Ao retornar para a unidade o objeto foi aberto, momento em que ficou confirmado que em seu interior havia um micro aparelho celular, sem chip e sem bateria.  Poucas horas depois a companheira de outro sentenciado foi flagrada dos mesmos moldes com um micro aparelho celular inserido na genitália, o qual foi retirado por ela mesma no banheiro da unidade. Ante o exposto, os materiais foram apreendidos, a autoridade policial comunicada e, consequentemente, as visitantes encaminhadas à Delegacia de Polícia local para prestar esclarecimentos. Os sentenciados envolvidos foram conduzidos preventivamente ao pavilhão disciplinar, bem como houve instauração de procedimento disciplinar e apuração preliminar para apuração dos fatos.

 

PENITENCIÁRIA DE PRESIDENTE BERNARDES

Já no domingo, duas visitantes do sexo feminino foram surpreendidas por agentes penitenciários tentando entrar na penitenciária com ilícitos, no momento que passavam pela revista via scanner corporal. Uma delas estava na posse de cinco cartelas e outra com 13 cartelas com supostas drogas sintéticas K4, “escondidas no top e na calcinha das visitas”, respectivamente. As visitantes em questão foram suspensas do rol de visitas e conduzidas à delegacia de polícia local, onde foram lavrados os respectivos boletins de ocorrência. Também foram instaurados procedimentos disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

 
PENITENCIÁRIA DE MARTINÓPOLIS

No domingo, uma mulher tentou ingressar na unidade prisional com um invólucro, contendo em seu interior um micro aparelho de telefonia celular. A apreensão foi efetivada por intermédio das imagens geradas pelo aparelho Body Scanner. A visitante e o objeto foram encaminhados à Delegacia de Polícia local, além de ser suspensa do rol de visitas.  Foi instaurado Procedimento de Infração Disciplinar em face do referido sentenciado.

 

PENITENCIÁRIA DE FLÓRIDA PAULISTA

Também no domingo, no momento em que passava pelos procedimentos de revista mecânica no scanner corporal, uma mulher foi flagrada pelas imagens do aparelho portando na genitália um invólucro que, após aberto, constatou-se tratar de um aparelho celular sem bateria e com dois chips, além de dois pedaços de fio de estanho. A Polícia Civil foi acionada e conduziu a visitante e os objetos apreendidos até a Delegacia de Polícia local para a elaboração do boletim de ocorrência e demais providências pertinentes. A visitante foi suspensa administrativamente do rol de visitas dos sentenciados, conforme ordena a legislação vigente. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos detentos envolvidos.

Publicidade

Veja também