Pedagogia da FCT/Unesp é um espaço de formação de qualidade

O curso de Pedagogia foi um dos precursores, juntamente com a Geografia, do que hoje é a FCT/ (Faculdade de Ciências e Tecnologia) “Júlio de Mesquita Filho”, uma das unidades da Unesp (Universidade Estadual Paulista) criada por meio da Lei nº 952/76, porém o curso teve uma interrupção no seu oferecimento pela antiga Fafi, criado em 1959 e extinto em 1976 com a criação da Unesp. Após muito esforço e lutas foi reinstalado em 1989 no Ipea, dentro do campus da Unesp de Presidente Prudente e foi integrado ao Departamento de Educação.

É oferecido no período noturno e vespertino, com maior procura para a turma da noite. Atende na maioria alunos da região de Presidente Prudente, porém sempre há alunos de outras regiões do Estado de São Paulo e até de outros estados. A terminalidade do curso de Pedagogia da FCT/Unesp é a docência na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ano 5º ano) e gestão escolar.

Para atender aos critérios legais de formação destes profissionais os alunos realizam 435 horas de PCC (Prática como Componente Curricular), 480h de estágio supervisionados e 210h de AACC (Atividade Acadêmico-cientifico Culturais), perfazendo uma carga horária de 3.495 horas.

O projeto Político Pedagógico do curso vem sofrendo processo de reestruturação e adequações frequentes para atualização das propostas de formação, com a última atualização publicada em portaria em junho de 2019. O que garante que a formação oferecida pelo curso de Pedagogia da FCT/Unesp está em conformidade com todas as exigências legais e bem atualizadas.

O curso de Pedagogia conta com espaços diferenciados de formação, sendo eles: laboratório didático (sala com mesas sextavadas para atividades em grupo); laboratório de informática (especifico para os alunos do curso com computadores e internet para pesquisas e estudos); sala da coordenação (para atendimento aos alunos e orientações); Cellij (Centro de Estudos em Literatura e Literatura Infantil e Juvenil) – Biblioteca Infantil com projeto que os alunos do próprio curso e atendimento à comunidade; Ceped (Centro De Estudos e Pesquisas em Educação) –– espaço com computadores, internet para estudos e reuniões diversas e dos grupos de estudo e pesquisa.

São vários os projetos de extensão e do núcleo de ensino nos quais os estudantes do curso podem se envolver, colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula e estabelecendo vínculo com a comunidade. Ainda podem desenvolver atividades de iniciação cientifica com e sem bolsa.

A pedagogia da FCT/Unesp forma profissionais de forma presencial possibilitando a troca de informações e experiências que garantem uma formação sólida e adequada ao contexto educacional atual, com vinculo estreito com os contextos da educação regional nas diferentes redes municipais, espaços onde encontram-se muitos de nossos egressos.

Os alunos podem participar de inúmeros grupos de estudos e pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação, desta forma prosseguem no seu processo formativo nos cursos de mestrado e doutorado na mesma instituição.

São promovidos eventos científicos pelos diferentes grupos de pesquisa que oferecem aos graduandos a complementação e aprofundamento de conhecimentos referentes aos aspectos de educação produzidos através da pesquisa desenvolvida nos referidos grupos. Um evento próprio do curso é a Semana da Educação e Pedagogia, que em 2019 está na sua 29ª edição e ocorrerá de 15 a 18 de outubro.

Enfim, o curso de Pedagogia da FCT/Unesp se constituiu ao longo dos anos em um espaço de formação de professores e gestores de qualidade para a região de Presidente Prudente. Desta forma, continuará se colocando no cenário educacional prudentino como uma opção de qualidade, pública e gratuita.

Publicidade

Veja também