Peças abordam feminicídio e angústia existencial

“Bicho Transparente” e “Preâmbulo - carne com alma dentro” serão apresentados, respectivamente, nesta 5ª e 6ª, no Paulo Roberto Lisbôa

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/04/2018
Horário 18:07

O Grupo Protótipo Tópico, de Bauru, traz para o Teatro Paulo Roberto Lisbôa, em Presidente Prudente, dois fortes espetáculos (classificação indicativa de 14 ano), e um workshop de teatro, pelo Projeto Caminho Memória – Circulação de Repertório, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). O espetáculo “Bicho Transparente” - que trata poeticamente de histórias reais de mulheres assassinadas por parceiros numa evidente relação de poder - será apresentado nesta quinta-feira (12) e, “Preâmbulo - carne com alma dentro”, na sexta-feira (13), que traz a história de um homem atormentado pela angústia existencial do processo criativo que decide pelo assassinato de seus ídolos/referências para tornar-se um criador livre. Também na sexta, das 8h às 12h, na Sala 6, será ministrado o workshop “Construção dramatúrgica a partir da relação do ator com o lugar memória”. Todas as atividades são gratuitas. Lembrando que a retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes das apresentações. 
Francisco Peres, produtor do grupo, expõe que “Bicho Transparente” questiona os discursos dos feminicídas que mataram por ciúmes, posse ou dependência emocional. Além do feminicídio, segundo ele, o espetáculo dá visibilidade a práticas e modos culturais machistas menos perceptíveis, mas não menos importantes e impactantes.
As narrativas apresentadas trazem diversas personagens encontradas na sociedade, buscando a poética de mulheres cujas vidas passam invisíveis na rua, mas unidas por históricos de desprezo e esquecimento. O espetáculo é composto de seis cenas que justapostas compõem um conjunto uníssono e complementar.
“O grupo toca na questão da violência contra a mulher em seus diversos modus operandi, para evidenciar uma condição social enraizada no mais íntimo da educação familiar e da construção social. Torna-se uma ferramenta poética para incitar a reflexão da situação política e social da mulher e do seu histórico aniquilamento existencial”, salienta o produtor.
“Bicho Transparente” foi concebido após um ciclo de oficinas contemplados pelo ProAC - Aprimoramento Técnico onde o tema abordado foi o teatro documentário. A partir dos temas trabalhados, a atriz Andressa Francelino reuniu estórias pessoais, de mulheres próximas ao seu vínculo afetivo e outras mulheres que relatam violências. O espetáculo contou com apoio da Lei de Incentivo de Bauru para sua concepção.

 

“Espetáculo ‘Bicho Transparente’ trata poeticamente de histórias reais de mulheres assassinadas por parceiros numa evidente relação de poder”

 

“Preâmbulo”
Para a concepção desta obra, Francisco diz que o grupo coloca em questão a melancolia criativa contemporânea, a busca constante por identidade e a solidão que um artista vive dentro do processo criativo. Neste trabalho o grupo reúne quatro linhas essenciais de estudo: a plasticidade da cenografia, os lugares de memória vividos pelo ator, o diálogo poético entre as referências literárias dos diretores e uma leitura antropofágica do ator/memória, sua ancestralidade e as imagens criadas. 
“Nesta perspectiva, consideramos que o espaço da lembrança precisa ser ocupado e transformado em lugar de memória, que não tem mais lugar na dinâmica social da construção do indivíduo e da sociedade. Segundo Pierre Nora, ‘a história é a reconstrução sempre incompleta do que não existe mais, enquanto a memória é fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente, que se alimenta de lembranças vagas, telescópicas, globais ou flutuantes, particulares ou simbólicas, sensível a todas as transferências, cenas, censuras ou projeções”, acentua Francisco.
“Preâmbulo” usou de textos de inspiração de Virgina Wolf, Haroldo de Campos, Fernando Pessoa e do avô do Fabio, Jaime Valério. Busca trabalhar com ancestralidade e arquétipos da cultura tradicional brasileira, como o Preto Velho.

 

“Preâmbulo” traz a história de um homem atormentado pela angústia existencial do processo criativo que decide pelo assassinato de seus ídolos/referências para tornar-se um criador livre”

 

Workshop 
Construção dramatúrgica a partir da relação do ator com o lugar memória. Atores, estudantes, agentes culturais e interessados estão convidados a participarem do workshop de quatro horas de duração ministrado por Andressa Francelino e Fábio Valério. Princípios como processos multidisciplinares, lugar memória, dramaturgia da lembrança e ambiências cênicas serão abordados, através da vivência provocativa e de estímulos criativos para elaboração de uma dramaturgia pessoal e coletiva que trata a memória como elemento que emerge do grupo e que as une. O exercício de criação multidisciplinar agrega a relação do ator com a memória plural, coletiva e individualizada. Para isso toma como meio de materialização as tecnologias sensoriais dos vídeos, fotografias, músicas e texturas táteis.
A proposta tem como objetivo transmitir as perspectivas de criação e as possibilidades imagéticas, poéticas e políticas do lugar de memória adotadas e estudadas ao longo dos últimos anos pelo grupo.
Desde 2013 o grupo Protótipo Tópico realiza pesquisas, criações e diálogos na composição de ambiências cênicas, utilizando-se de diferentes técnicas da relação do ator com as linguagens visuais. O grupo reúne em suas construções e experimentações o trabalho do ator associado a  composição cênica e outras possibilidades dramatúrgicas. Como parte desta investigação, o grupo utiliza-se de princípios do teatro documentário, estudos técnicos para dilatação da presença física e imagética, ação vocal, criação de ambiências sensoriais (tanto da música, imagem e textos). 

SAIBA MAIS
Fabio Valério e Andressa Francelino são formados pela UEL (Universidade de Londrina), em 2008. Desde 2011 geram o Espaço Protótipo, onde recebem trabalhos de grupos do país inteiro, colaboram com espetáculos do TUSP (Teatro da USP – Universidade de São Paulo) e demandas da Secretaria de Cultura de Bauru. São idealizadores do Face Bauru (Festival de Artes Cênicas de Bauru) - atualmente na sua 7ª edição, onde recebem e produzem grupos do país inteiro com espetáculos e oficinas. Mensalmente organizam o Cabaret SceneSonore, onde são apresentadas cenas curtas de teatro, dança, peças musicais e humorísticas. Também mantem no espaço grupos de pesquisa com alunos, onde aplicam as técnicas pesquisadas para a montagem de experimentos cênicos. O grupo já está estabelecido em sua cidade, porém o ProAC oferece a oportunidade de ir a outros locais com os trabalhos, enriquecendo-os com a experiência de recepção de públicos distintos ao que comparece aos eventos em Bauru.


 

 

FICHA TÉCNICA 1
“BICHO TRANSPARENTE”

Textos (adaptação e criação): Andressa Francelino
Direção: Fábio Valério
Elenco: Andressa Francelino
Cenografia e figurino: Protótipo Tópico
Concepção de vídeos: Protótipo Tópico e Daniel Kojima
Operador de vídeos: Fábio Valério
Operador de som e luz: Luiz Campana Júnior
Concepção e edição gráfica: Coletivo Boitatá
Registros Audiovisuais: Pro Clipe
Fotos: Evandro Souza
Produção: Francisco Peres e Vanessa Ochi

FICHA TÉCNICA 2

“PREÂMBULO - CARNE COM ALMA DENTRO”

Textos (adaptação e criação): Fábio Valério
Diretores: Andressa Francelino e Carlos Henrique de Souza
Ator: Fábio Valério
Concepção e operação de luz: Luiz Campana Júnior
Operação de Som: Andressa Francelino
Cenógrafo: Pedro Filite
Concepção e edição gráfica: Coletivo Boitatá
Registros Audiovisuais: Pro Clipe
Fotos: Marina Wang e Helder Faria
Produção: Francisco Peres e Vanessa Ochi

Publicidade

Veja também